De quanto em quanto tempo preciso calibrar os pneus?

Para a conservação de um carro, não é apenas necessário bons modos em relação a manutenção, mas também a quesitos estéticos e preservação de componentes indispensáveis, como os pneus.

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Além de fazer o carro rodar, os pneus são responsáveis por aumentar a eficiência do carro, seja em relação ao consumo de combustível ou até mesmo na frenagem do veículo. 

Porém, este é um ponto muito negligenciado por parte dos motoristas, que sempre deixam o pneu baixar para refazer a calibração, afetando, principalmente, a vida útil do produto e ainda colocando a sua vida em risco. Mas você sabe de quanto tempo você deve calibrar os pneus do seu carro?


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Por desempenhar um papel tão importante no funcionamento do veículo, os pneus devem ser calibrados semanalmente, ou no máximo quinzenalmente, como é indicado pelas próprias empresas. 

Para quem utiliza pouco o carro, o adequado é fazer isso pelo menos uma vez ao mês. E, para quem acha que deve apenas calibrar os pneus em uso, é sempre bom lembrar que o estepe também deve estar calibrado, já que imprevistos podem acontecer. No caso deste último, você pode até mesmo adicionar uma pressão de 5 psi a mais que o necessário. 

Vale lembrar que, caso não saiba o quanto deve calibrar o pneu do seu carro, ao abrir a porta do motorista, você dará de cara com um adesivo de instruções, com o psi e as indicações para a calibração.

Pneu de carro murcho
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Qual o melhor período para calibrar os meus pneus?

De acordo com a fabricante de pneus Goodyear, os pneus devem ser calibrados quando ainda estiverem frios, ou seja, antes ou pouco tempo depois de sair de casa. 

Isso garante uma maior durabilidade e eficácia na calibração, já que com pneus frios as partículas de ar se mantêm mais estáveis. 

Riscos da não calibração

Como já mencionado, um pneu calibrado traz diversos benefícios para o carro, como um melhor consumo de combustível, mais segurança e outros. Mas ao não calibrar o seu carro, você se dispõe a vários riscos, como:

  • menor aderência ao solo, podendo causar acidentes na necessidade de frenagens mais intensas;
  • maior consumo de combustível;
  • danificação da parte interna do pneu, ocasionado pela baixa pressão e alta temperatura durante a rodagem;
  • detalonamento, termo usado para quando o pneu se desencaixa da roda
  • instabilidade no volante;
  • maior consumo de combustível;

Lembre-se, assim como você preserva o seu carro, faz as revisões no tempo certo e realiza as trocas de óleo, os pneus também precisam dessa atenção especial.

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