

Tornado devastador deixou 65 pessoas desalojadas. – Foto: Defesa Civil/ND
O município de Palmitos, no Oeste de Santa Catarina, vive dias de reconstrução e solidariedade após ser duramente atingido por um tornado devastador. No domingo (11) os moradores receberam itens de assistência humanitária enviados pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.
O fenômeno meteorológico extremo, que atingiu o município na última sexta-feira (9), causou a morte de um agricultor, deixou 65 moradores desalojados e provocou danos em pelo menos 50 casas, além de prejuízos consideráveis nas áreas rurais e urbanas do município.

Tornado devastador foi confirmado no município de Palmitos na sexta-feira (9) – Foto: Prefeitura de Palmitos/ND
A operação de assistência humanitária contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que garantiu a entrega dos suprimentos às famílias atingidas.
Famílias recebem doações após tornado devastador
Entre os materiais enviados estão telhas, colchões, kits de acomodação, cestas básicas, água potável, kits de higiene pessoal e de limpeza doméstica, itens essenciais para garantir o mínimo de segurança, conforto e dignidade aos afetados.

Moradores atingidos por tornado devastador receberam ajuda humanitária. – Foto: Defesa Civil/ND
“Em situações como essa, a prioridade do Governo do Estado é estar presente, apoiar os municípios e garantir que as famílias atingidas recebam o suporte necessário”, afirmou o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.
O município de Palmitos permanece em situação de emergência e, além da assistência direta às famílias, as equipes da Defesa Civil atuam na recuperação da infraestrutura danificada e no suporte técnico às áreas afetadas. A reconstrução deve seguir nas próximas semanas, com ações contínuas de apoio social.

Tornado foi confirmado em Palmitos – Foto: Divulgação/Defesa Civil/ND