Estudante da rede estadual de Santa Maria da Vitória é medalha de prata no Meeting Paralímpico Loterias Caixa

Niazy Nardelli da Silva Ramos Filho, 17 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio do Centro Técnico de Educação Profissional (Cetep) da Bacia do Rio Corrente, no município de Santa Maria da Vitória, conquistou medalha de prata no Meeting Paralímpico Loterias Caixa. Na competição nacional, idealizada e criada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa, o aluno ficou em segundo lugar em duas modalidades: natação de 50 metros e 100 metros. Os jogos paralímpicos envolvem atletas com deficiências física, visuais e mentais.

Nardelli, como é chamado, foi um dos 115 competidores na modalidade Natação do Meeting Paralímpico, ficando entre os cinco classificados para a etapa estadual, que aconteceu nesse final de semana, em Salvador. A conquista do segundo lugar o motivou a buscar medalha também na etapa nacional, em novembro deste ano, em São Paulo, e, quem sabe, na internacional, em Los Angeles – EUA. “Esta vitória trouxe, para mim, muita emoção, alegria e a perspectiva de abraçar uma carreira nova. Estou muito feliz, animado, principalmente por ter sido a primeira disputa que participei. E ficar em segundo lugar tem muitos significados: superação, conquista, evolução”, revela o estudante, que tem paralisia cerebral diparética.

Empolgado com o resultado da competição, Nardelli conta que fazia natação em um clube particular da sua cidade, por recomendação médica, sem qualquer intenção de se tornar atleta. Há um ano, quando foi inaugurada a piscina olímpica no Cetep da Bacia do Rio Corrente, pelo Governo do Estado, o estudante começou a praticar no local, até que a professora de Natação Naiana Fonseca, do Mais Educação, programa do governo estadual, observando suas habilidades na água, o convidou para participar de competições paralímpicas. “Considero ouro essa vitória dele, porque representa a inauguração de um marco histórico na modalidade Natação na nossa região. Que a atuação de Nardelli sirva de inspiração para outros alunos da rede estadual”, comemora a docente.

A mãe do estudante, Jamilly Larissa Ramos, é uma das suas maiores incentivadoras. “Estou muito feliz e realizada por saber que nosso estímulo ajudou na caminhada de meu filho, que desde o nascimento tem uma vida de tratamentos. Vê-lo se superando a cada dia é muito gratificante para mim e para o pai dele”, disse. Jamilly conta que Nardelli nasceu prematuro, com insuficiência pulmonar. Sem estrutura hospitalar na época em Santa Maria da Vitória, o médico que fez o seu parto determinou a transferência para uma incubadora de um hospital de Brasília. “Na estrada, faltou oxigênio na ambulância. Andamos 150 quilômetros até chegar em Planaltino, cidade mais próxima, lutando pela vida dele, sem o suporte do oxigênio. A sequela disso foi a lesão cerebral e, desde então, ele já fez quatro cirurgias, evoluindo em muitos aspectos, mas a paralisia é permanente”, relata.

Sobre o campeonato – O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem como objetivos coroar o desenvolvimento da prática esportiva nos municípios e estados de nosso país; contribuir para o aprimoramento técnico das modalidades em disputa; e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e apresentação dos valores do paradesporto brasileiro. Ao todo, disputaram 285 atletas em provas de cinco modalidades, incluindo disputas de atletismo, natação, bocha e tiro com arco.

O post Estudante da rede estadual de Santa Maria da Vitória é medalha de prata no Meeting Paralímpico Loterias Caixa apareceu primeiro em Criativa Online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.