Pela primeira vez em Lençóis, Congresso do MP-BA reúne autoridades para discutir os desafios do Ministério Público

Importantes nomes do cenário jurídico e político da Bahia e do Brasil se reunirão na cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, para o XIV Congresso Estadual do Ministério Público da Bahia, entre os dias 28 e 30 de maio. O evento, realizado pela Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (AMPEB) com o apoio do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), tem como objetivo promover a troca de conhecimento, o debate de temas relevantes para a atuação do MP e o fortalecimento dos laços entre os membros da instituição.

Para o presidente da AMPEB, Marcelo Miranda, esta é uma oportunidade de apresentar e reforçar com os colegas do Ministério Público as boas práticas desenvolvidas em todo o estado, a fim de que sejam replicadas, além de destacar a importância de Lençóis para a Bahia. “A região da Chapada Diamantina é um tesouro do nosso estado, e sediar o congresso lá é uma oportunidade de promover o desenvolvimento econômico e social da comunidade local. Além disso, é uma honra receber promotores e procuradores de Justiça de toda a Bahia e do Brasil, proporcionando um espaço de troca de experiências e de fortalecimento da nossa instituição”, comenta Miranda.

Durante os três dias de programação, promotores e procuradores de Justiça acompanharão debates fundamentais para a atividade do MP, a exemplo do painel “Atuação do Ministério Público num cenário de grandes desastres”, com a participação de Alexandre Saltz (PGJ-RS) e Hermano Guanais (superintendente IPHAN), coordenado por Augusto Matos (CEAMA/MP-BA).

Debates sobre segurança pública e crime organizado também estão na programação, com a participação de Alberto Cartaxo (MP-PB) e Pancho Rivas (PF), coordenado por Luiz Neto (GAECO MP-BA) na mesa “Crime organizado, direitos humanos e economia/Práticas exitosas no combate à corrupção”. Ainda estão confirmados mais dois painéis relacionados à resolutividade no MP e ao uso de novas tecnologias na atuação finalística, são eles: “Resolutividade e composição no Ministério Público”, com Karinny Peixoto (Compor MP-BA) e Jarbas Soares Júnior (MP-MG), coordenado por Rita Tourinho (CAOPAM MP-BA), e “Novas Tecnologias e atuação finalística”, com Paulo Zeni (MP-MS) e Gustavo Pereira (MP-BA), coordenado por Cristina Seixas (MP-BA).

O congresso contará, também, com a presença de diversas autoridades, como o procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, a prefeita de Lençóis, Vanessa Senna, e o presidente da CONAMP, Tarcísio Bonfim. A programação social será embalada por Léo Estakazero e Adelmário Coelho, além de atrações locais e outras de destaque no cenário musical.

Os associados do Ministério Público da Bahia interessados em participar podem se inscrever através do site www.congressoestadualmpba.com.br até o dia 23 de maio. Após esta data, as inscrições serão aceitas apenas no local do evento.

O post Pela primeira vez em Lençóis, Congresso do MP-BA reúne autoridades para discutir os desafios do Ministério Público apareceu primeiro em Criativa Online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.