Embora os gatos sejam comumente vistos como animais “desapegados” e mais independentes em comparação a outros pets, os felinos podem ficar “aborrecidos” na ausência dos tutores.
Essa “abstinência” pode provocar uma sensação de insegurança, que deixa os bichanos estressados e ansiosos. Contudo, existem formas de mantê-los calmos.
A seguir, confira 5 estratégias que podem acalmar seu gato enquanto você estiver fora, de acordo com Priscila Bernardes Couto, bióloga e especialista em manejo e bem-estar animal:
Mantenha uma rotina previsível
Couto explica que os gatos se sentem mais seguros quando sabem o que esperar do ambiente. Caso você vá viajar ou se ausentar, o ideal é que a pessoa responsável pela alimentação, brincadeiras e limpeza da caixa de areia mantenha os horários fixos para os cuidados com o pet. É importante que tudo se mantenha organizado, evitando que a rotina seja alterada drasticamente.
Deixe o ambiente enriquecido e interativo
Instale prateleiras apropriadas para que ele consiga explorar alturas. Além disso, posicione arranhadores em locais estratégicos e espalhe os brinquedos que estimulem a curiosidade do pet. “Como túneis, caixas e brinquedos com petiscos. Quanto mais ocupado ele estiver, menos tempo terá para sentir sua falta”, afirma a bióloga.
Aposte em brinquedos que liberam comida
Entre os brinquedos, Couto sugere aqueles recheáveis, como bolinhas com ração ou brinquedos do tipo puzzle (quebra-cabeça). Esse tipo de oferta manterá o gato mentalmente ativo e entretido por mais tempo. Como os brinquedos ajudam a ocupar a mente e o corpo, eles reduzem o estresse.
Use feromônios sintéticos calmantes
Os difusores de feromônio simulam substâncias naturais produzidas pelos gatos quando estão tranquilos. O cheiro ajuda a criar um ambiente seguro e acolhedor. “Especialmente durante mudanças ou períodos de ausência prolongada”, reforça a bióloga.
Grave sua voz ou use objetos com seu cheiro
Segundo Couto, deixar peças de roupa com o cheiro do tutor no canto preferido do gato pode trazer conforto e sensação de presença – mesmo quando você não está fisicamente lá. Ou mesmo gravar áudios com a sua voz e colocar para tocar em determinados momentos do dia.