Não é exagero dizer que estamos na era dos remakes e remasters. Esta geração tem sido marcada pelo retorno de clássicos como The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered, Resident Evil 4, Final Fantasy VII e muitos outros. Até mesmo jogos menos conhecidos, como Legacy of Kain, estão recebendo versões repaginadas.
- 15 jogos antigos que envelheceram muito bem
- 17 games clássicos (e gratuitos!) para relembrar os anos 1980 e 1990
Apesar da grande quantidade desse tipo de jogo, muitos clássicos permanecem esquecidos na gaveta, mas mereciam retornar aos consoles atuais. Pensando nisso, o Canaltech selecionou 10 games clássicos que merecem ser relançados com novos gráficos.
10 jogos clássicos que merecem ser relançados com novos gráficos
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A primeira coisa que queremos pontuar é que a definição de jogo clássico pode ser um pouco abrangente. Entendemos esses jogos como títulos que foram muito populares em sua época e acabaram sendo deixados de lado por suas respectivas produtoras.
1. The Legend of Zelda: The Minish Cap
Uma das vantagens de criar jogos 2D é que, muito provavelmente, eles terão uma vida útil maior e envelhecerão melhor do que os games em 3D. Esse é o caso de The Legend of Zelda: The Minish Cap, um dos títulos protagonizados por Link que chegaram ao Game Boy Advance.
O jogo da Nintendo continua muito bonito e, inclusive, foi adicionado recentemente ao Nintendo Switch Online. Porém, não poderíamos deixar de fora essa pérola, especialmente após o lindíssimo remake de Link’s Awakening, lançado para o Nintendo Switch em 2019.
Seria incrível ver os belos cenários e locais de Hyrule em The Minish Cap com o estilo “fofo” e estilizado de Link’s Awakening.

2. BLACK
Passando para um jogo com temática mais adulta, BLACK foi um grande sucesso entre os donos de PlayStation 2 e Xbox na época de seu lançamento. Até hoje, o título é lembrado por seus cenários destrutíveis, mesmo nos consoles da sexta geração.
Além de sua pegada cinematográfica, com cutscenes em live-action, BLACK apresentava gráficos impressionantes para a época.
Infelizmente, o FPS da Criterion Games — que posteriormente trabalhou em Star Wars: Battlefront, Need for Speed e Battlefield — e publicada pela Electronic Arts parece ter sido esquecida no baú. Seria fantástico vê-lo retornar com uma nova roupagem.

3. Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories
Embora o conceito de “jogo clássico” seja abrangente, ele se aplica perfeitamente a Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories, do PlayStation 1. O game fez parte da infância de muitos duelistas ao redor do mundo e trazia uma atmosfera um pouco mais sombria, seja pela direção de arte, seja pelo contexto da época, quando muitos pais e autoridades demonizavam o jogo de cartas.
A verdade é que Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories merecia retornar aos consoles atuais, não apenas como uma bomba de nostálgis. A franquia Yu-Gi-Oh! evoluiu bastante e hoje conta com um cenário competitivo complexo, inúmeras cartas e estratégias, além de ser fortemente voltada ao multiplayer.
Forbidden Memories era simples, com mecânicas um pouco diferentes das habituais na franquia (como a possibilidade de fundir diversos monstros livremente, sem necessidade de polimerização), e apresentava uma campanha single-player envolvente. Além de melhorias gráficas, um remake poderia trazer novas mecânicas criativas e ampliar o sistema de fusões.

4. Chrono Trigger
Queridinho de muitos jogadores veteranos, Chrono Trigger é um clássico atemporal que talvez não precise necessariamente de um remake — mas nem sempre queremos apenas o que é necessário!
O RPG é frequentemente apontado como o melhor do gênero, e há quem considere a obra — que contou com a participação de Akira Toriyama e outros mestres do JRPG da época — o melhor jogo de todos os tempos.
A Square Enix tem relançado diversos títulos clássicos com gráficos em HD-2D, oferecendo uma estética 2.5D com pixel art impressionante. Seria uma excelente oportunidade para trazer esse clássico a um novo público, incluindo opções de acessibilidade, como localização em português do Brasil.

5. Dino Crisis
O survival horror foi um dos gêneros mais populares no PlayStation 1. Clássicos como Parasite Eve e Resident Evil fizeram sucesso na época e até hoje são lembrados por muitos jogadores. Mas talvez o mais esquecido entre eles seja Dino Crisis, o filho renegado da Capcom.
De vez em quando, Dino Crisis aparece em pesquisas da própria Capcom, embora a empresa raramente fale diretamente sobre o jogo.
Claro, houve o tempo em que o assunto ‘dinossauros’ esteve mais em alta, mas exatamente por isso que talvez fosse uma boa ideia trazer Dino Crisis do baú. Mas convenhamos: Resident Evil 2 abriu as portas para remakes de jogos que tinham câmeras fixas — uma fórmula que combinaria perfeitamente com o horror protagonizado por dinossauros.
Trabalhar nos puzzles, aprimorar os gráficos e substituir a câmera fixa certamente dariam um novo fôlego à franquia — e por que não ressuscitá-la do cemitério da Capcom?

6. Psychonauts
Embora não receba a atenção que ele merece, Psychonauts é outro que pode renascer com gráficos atualizados, como vimos na sequência lançada em 2021. O jogo é repleto de um humor excelente e ideias criativas, mesmo para um título de plataforma 3D.
Infelizmente, Psychonauts não envelheceu tão bem graficamente, embora ainda apresente uma jogabilidade bastante refinada. A Double Fine, liderada pelo lendário Tim Schafer, já lançou diversos remasters de seus clássicos point and click, como Full Throttle e Grim Fandango, então por que não Psychonauts?.
Um relançamento com o visual de Psychonauts 2 colocaria o primeiro jogo novamente no radar dos fãs e novos jogadores.

7. Dante’s Inferno
Baseado no poema narrativo A Divina Comédia, de Dante Alighieri, Dante’s Inferno é um dos hack ‘n slash clássicos mais lembrados pelos jogadores até hoje. O jogo da extinta Visceral Games (Dead Space, James Bond 007) não envelheceu tão mal — afinal, estamos falando de um título do Xbox 360.
Contudo, o ressurgimento de Ninja Gaiden 2 por meio de um remaster reacendeu a chama entre os fãs do gênero.
Dante’s Inferno conta com cenários assustadores que ficariam ainda mais macabros com gráficos de nova geração e efeitos aprimorados de iluminação e partículas.

8. Fallout: New Vegas
Fallout: New Vegas é um dos jogos mais amados da franquia da Bethesda, mesmo sendo um spin-off desenvolvido pela Obsidian. Curiosamente, ambas as empresas agora pertencem à Microsoft, o que pode facilitar uma remasterização, remake ou até mesmo uma sequência.
O diretor do RPG, Josh Sawyer, já comentou algumas vezes que adoraria trabalhar novamente em um título da saga.
Apesar de ter sido lançado na mesma época que Dante’s Inferno, Fallout: New Vegas não envelheceu tão bem, principalmente por contar com um mundo aberto.
As texturas envelheceram bem mal, com aspecto borrado e desfoque presente em quase todo o jogo. Uma nova versão também poderia melhorar o design facial dos NPCs, além de incluir a sempre bem-vinda tradução para o português do Brasil.

9. Bully
A Rockstar tem uma verdadeira mina de ouro quando falamos em clássicos que poderiam ganhar uma repaginada. GTA: San Andreas, Red Dead Redemption e Red Dead Revolver são alguns dos jogos que gostaríamos de ver de cara nova.
Contudo, nenhum deles chega perto de Bully, que se popularizou no PlayStation 2 e ainda mantém uma base de fãs considerável. Muitos jogadores pedem por qualquer novidade da franquia há anos, mas a Rockstar não parece ter planos para o jogo.
Se Bully voltasse, seu maior desafio seria adaptar suas questões polêmicas de uma forma que fizesse sentido na realidade atual. Dá para imaginar o caos que seria na internet se um remake do jogo ganhasse vida.

10. The Elder Scrolls V: Skyrim
Apesar de contar com forte apoio da comunidade mesmo 14 anos após seu lançamento, um remake de Skyrim ainda é o sonho de consumo de muitos jogadores. Com The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered vindo à tona, nos perguntamos se veremos algo de Morrowind ou do quinto jogo da série em breve.
The Elder Scrolls V: Skyrim é considerado, até hoje, um dos RPGs ocidentais mais influentes de todos os tempos. Basta jogar qualquer título do gênero lançado após Skyrim para comprovar que essa fama não é exagero.
Apesar de ter recebido várias versões ao longo dos anos, o game ainda poderia ganhar um upgrade visual mais consistente. Muitos modders já deram conta do recado, mas nada supera o lançamento de uma versão oficial refeita pela própria Bethesda.

Leia também:
-
Como era o mundo dos games na última vez que escolheram um Papa?
- 15 jogos icônicos lançados em 1996
- 10 jogos mais inovadores de todos os tempos
Vídeo: Como escolher a melhor TV para games?
Leia a matéria no Canaltech.