A Stratolaunch Systems publicou um novo vídeo do segundo voo do Talon-A2, seu veículo autônomo que alcança velocidades hipersônicas. A aeronave completou sua segunda missão em 24 de março, proporcionando dados valiosos para a empresa aprimorar o avião.
- Jato hipersônico dos EUA fará Nova Iorque-Londres em menos de 1 hora
- Conheça os 10 aviões mais rápidos do mundo
Após ganhar altitude de forma controlada, o Talon-A2 planou de volta para a pista da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia. No vídeo abaixo, você tem um “gostinho” da missão e confere também o retorno da aeronave:
Dr. Zachary Krevor, presidente e CEO da Stratolaunch, comentou que a equipe ainda precisa finalizar a análise dos dados do segundo voo, mas que estão otimistas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“A análise do primeiro voo confirmou a robustez do design do Talon-A enquanto demonstrou a habilidade de cumprir todas as capacidades de performance desejadas por nossos clientes”, disse.
O Talon-A2 é um avião avançado que, durante seus lançamentos, é suspenso no ar “de carona” por Roc, aeronave da Scaled Composites que mede 117 m de envergadura. O grande veículo suspende o Talon-12 e o leva a cerca de 6 km de altitude.
Depois, o avião hipersônico é liberado e usa seu foguete Ursa Major Hadley para seguir viagem à Mach 5, velocidade cinco vezes maior que a do som, de 340 m/s. Equiupamentos que alcançam esta velocidade são de detecção e interceptação bem mais difícil que os mísseis balísticos comuns.
Fundada em 2011, a Stratolaunch promete revolucionar os lançamentos aéreos com seus aviões hipersônicos. Seu protótipo Talon-A1 foi testado pela primeira vez em 2024, e como não tinha equipamentos para o pouso, finalizou seu voo com um pouso no oceano.
Leia também:
- Protótipo não tripulado atinge velocidade hipersônica ao cair de um super avião
- Como funciona o míssil hipersônico anunciado pelo Irã?
Vídeo: Projeto Tengyun
Leia a matéria no Canaltech.