Sobre o que é o filme Ainda Estou Aqui, indicado pelo Brasil ao Oscar

O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, e protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, foi o filme brasileiro escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para disputar uma vaga no Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (23/9).

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui retrata a trajetória da família Paiva: Rubens, o pai, Eunice, a mãe, e seus cinco filhos.

Segundo a sinope do livro, Eunice Paiva foi uma mulher de muitas vidas. Casada com o deputado Rubens Paiva, esteve ao seu lado quando foi cassado e exilado, em 1964. Mãe de cinco filhos, passou a criá-los sozinha quando, em 1971, o marido foi preso por agentes da ditadura, torturado e morto. Em meio à dor, ela se reinventou. Voltou a estudar, tornou-se advogada, defensora dos direitos indígenas e nunca chorou na frente das câmeras.

3 imagens

Quais são as chances de Ainda Estou Aqui disputar o Oscar 2025?

O livro Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubes Paiva, inspirou o filme homônimo com Fernanda Torres e Selton Mello. A obra foi lançada pela editora Alfaguara.
1 de 3

VENICE, ITALY – SEPTEMBER 01: Brazilian actor Selton Mello, Brazilian actress Fernanda Torres and director Walter Salles (R) attendthe “I’m Still Here” (Ainda Estou Aqui) red carpet during the 81st Venice International Film Festival on September 01, 2024 in Venice, Italy. (Photo by Franco Origlia/Getty Images)

2 de 3

Quais são as chances de Ainda Estou Aqui disputar o Oscar 2025?

Reprodução/IMDB

3 de 3

O livro Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubes Paiva, inspirou o filme homônimo com Fernanda Torres e Selton Mello. A obra foi lançada pela editora Alfaguara.

Divulgação

Ao falar de Eunice, e de sua última luta, desta vez contra o Alzheimer, Marcelo Rubens Paiva fala também da memória, da infância e do filho. E mergulha num momento obscuro da história recente brasileira para contar ― e tentar entender ― o que de fato ocorreu com Rubens Paiva, seu pai, naquele janeiro de 1971.

Em 17 de dezembro, a academia norte-americana vai divulgar uma lista com a pré-seleção. Já as indicações oficiais serão reveladas na sexta-feira, 17 de janeiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.