Dá para usar VPN na TV para assistir Netflix de outros países?

Os catálogos dos serviços de streaming são bem recheados e, mesmo no Brasil, há diversos conteúdos para assistir. Mas sempre tem algum programa, filme ou série que faz falta. Na Netflix, por exemplo, séries populares como Seinfeld ou How I Met Your Mother deixaram o catálogo e, aqui, precisamos procurar alternativas para matar a saudade dessas produções. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • 3 opções de VPN grátis para PC e celular
  • Como funciona uma VPN?

É aí que entram os serviços de VPN que nos ajudam a fazer a conexão com servidores em outros países e, assim, assistir a esses conteúdos. E o mais legal é que o uso de VPN não está restrito ao celular e alguns sistemas operacionais de TV também permitem o download desses apps. 

Como usar VPN para assistir filmes e séries de outros países?

Para assistir às produções de outros países, é preciso baixar um app de VPN na TV e se conectar ao servidor do local desejado. A maioria oferece uma quantidade enorme de servidores em vários países. Eu testei, pelos últimos dias, o Surfshark, então descrevo o procedimento para o uso desse serviço. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

No entanto, é importante destacar que você precisará de uma televisão com Google TV. Isso porque sistemas como Tizen da Samsung ou webOS da LG não possuem apps de VPN para download nas suas respectivas lojas. Mas, se sua TV for dessa marca, você pode usar um TV Box ou TV Stick da Amazon para essa navegação.

Após o download do app, confira o passo-a-passo para fazer uma conexão:

  • 1. Abra o aplicativo da sua VPN de preferência. Usaremos o Surfshark como exemplo; 
  • 2. Clique em “Login” ou “Criar conta”, caso ainda não tenha uma; 
  • 3. Após clicar em “Login” você pode optar por fazer a autenticação facilitada, pelo QR Code ou digitar e-mail e senha;
Login no surfshark pode ser facilitado com QR Code e app no celular (Imagem: Bruno Bertonzin/Canaltech)
  • 4. Se optar pelo login simplificado, basta escanear o QR Code que aparece na tela e digitar seu e-mail e senha no celular caso ainda não tenha feito isso antes; 
  • 5. A tela inicial do Surfshark já oferece todas as opções de servidores, então basta navegar entre as opções até achar a localização desejada e depois clicar em “conexão rápida”;
É possível favoritar servidores para agilizar a conexão (Imagem: Bruno Bertonzin/Canaltech)

Possíveis problemas ao usar a VPN na TV

O principal problema de usar VPN é que você estaria assistindo como um morador de outro país, e muito conteúdo dos catálogos norte-americanos não oferece dublagem em português e, muitas vezes, sequer a legenda em nosso idioma aparece. Precisa “garimpar” bem para encontrar uma produção que ofereça os recursos de tradução. 

Outro ponto, porém mais óbvio, é que assim como não temos algumas produções por aqui, por lá o mesmo acontece no caminho inverso, e muitas produções brasileiras, por exemplo, não estão disponíveis na Netflix dos Estados Unidos. 

Isso quer dizer que você precisará desconectar a VPN da sua TV sempre que terminar de assistir. Essa situação acontece em todos os serviços que testei: Prime Video, Netflix, Max e Disney Plus. Muitos títulos ficam bloqueados quando conectamos em um servidor de outro país. 

Além disso, por mais que você selecione o servidor mais rápido, a navegação por VPN é sempre bem mais lenta que a navegação normal. Então, dependendo da velocidade da sua internet, pode haver alguns engasgos durante o uso. Aqui, porém, não tive esse problema, mas preciso destacar que minha internet é de mais de 700 Mbps.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.