O aplicativo do OneDrive para Android pode receber uma função que usa IA generativa para apagar objetos indesejados em fotos. O recurso é muito similar ao “Magic Eraser”, do Google Fotos, e à “borracha generativa” do Fotos, do Windows.
- Microsoft Teams enfim terá um app unificado no Windows
- Copilot está mais poderoso e oferece GPT-4 Turbo de graça
O site Android Authority publicou uma série de linhas encontradas no código da versão Beta do OneDrive na Play Store que sugerem o desenvolvimento da ferramenta, que poderia ser chamada de “Generative Erase” (“Borracha generativa”, em tradução livre)
O recurso funcionaria nos mesmos moldes dos concorrentes: você passa um pincel sobre o espaço que deseja remover e, em seguida, a IA preenche o local com o fundo da foto, sem deixar grandes distorções. O app deve incluir um aviso de que o resultado pode não ser o ideal em todas as tentativas e teria um campo para enviar o feedback.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–

IA em todo lugar
O OneDrive é uma das principais alternativas ao Google Fotos no Android: permite sincronizar as fotos em tempo real, possui um sistema de galeria com reconhecimento facial e organização por datas e traz recordações, entre outros aspectos. Logo, faz sentido que a plataforma tente incorporar recursos do rival, principalmente com a avalanche de ferramentas feitas por IA.
As borrachas generativas (ou qualquer nome usado pelas plataformas) parecem ser um novo padrão da indústria — se considerar somente o mercado de celulares, já estão presentes em Google Fotos, Adobe Express e Galaxy AI, mas a lista só deve aumentar. O OneDrive deve aproveitar os esforços da Microsoft com a tecnologia e trazer o serviço na edição de imagens.
Ainda em fase preliminar
Apesar da menção ao recurso no código do app, é importante reforçar que o serviço ainda está em fase de desenvolvimento pela Microsoft, então deve demorar algumas semanas ou meses para chegar à versão estável.
A Gigante de Redmond tem uma conferência marcada para o dia 21 de março com novidades previstas para Windows, linha Surface e o Copilot (o assistente será integrado ao OneDrive nos PCs). Portanto, é uma possibilidade para que a empresa traga mais informações sobre o aplicativo.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Motorola Edge 50 Pro é confirmado com novo chip Snapdragon 8s Gen 3
- Erupção solar 40 vezes maior que a Terra atinge Mercúrio
- Inmet alerta para chuvas intensas no Brasil: “perigo potencial”
- Ciência define a partir de qual idade a pessoa é “velha”
- Steam ganha novo recurso para compartilhar contas em família
- GPT-5? OpenAI vai lançar novo modelo de IA em 2024, diz CEO