3 alimentos ricos em colágeno e que controlam o colesterol “ruim”

O colágeno é uma proteína que desafia aqueles que querem manter a saúde da pele em dia. Para que seu corpo aumente a produção da substância, apenas suplementar não basta. Isso porque quando suplementamos o colágeno, estamos, na verdade, disponibilizando os aminoácidos que formam essa proteína em nosso organismo.

Mas não é porque o organismo recebe esses aminoácidos que, automaticamente, irá fabricar mais colágeno. Assim, algumas dicas são primordiais para que você otimize essa produção diariamente, e o seu cardápio irá influenciar diretamente nessa questão.

O colágeno promove maior firmeza e elasticidade na pele, bem como cumpre função nas articulações e como suporte estrutural do corpo. Logo, para garantir um bom aporte, é preciso que a sua ingestão proteica esteja adequada, o que naturalmente favorece a produção natural pelo organismo.

8 imagens

Praticar atividade física é essencial

Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais
Por isso, procure sempre manter a boa forma
Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás
Evite erros comuns que retardam o emagrecimento
1 de 8

Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer

Getty Images

2 de 8

Praticar atividade física é essencial

Pixabay

3 de 8

Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais

Tim Platt/Getty Images

4 de 8

Por isso, procure sempre manter a boa forma

Alto Astral/Reprodução

5 de 8

Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás

Getty Images

6 de 8

Evite erros comuns que retardam o emagrecimento

Getty Images

7 de 8

Como ter noites de sono ruins e treinar demais, o que desgasta o corpo

Pixabay

8 de 8

A gordura abdominal é perigosa

Getty Images

 

Outra dica fundamental é fazer boa ingestão de vitamina C diariamente, já que ela é essencial para a produção e manutenção do colágeno.

Por fim, certos alimentos ricos em aminoácidos e minerais também cumprem função para a síntese dessa proteína, a exemplo dos frutos secos, que oferecem nutrientes fundamentais à produção de colágeno e são ricos em “gorduras” do bem, atuando no controle do colesterol ruim, que é danoso para o bem-estar e à longevidade.

Imagem colorida: mulher segura pode de vidro com nozes com as duas mãos - Metrópoles - dieta Alzheimer
Nozes ajudam a controlar o colesterol ruim

Veja três opções abaixo:

1. Amêndoas
Abundante em vitamina E, a amêndoa ostenta antioxidantes que atuam contra os radicais livres. É uma boa aliada contra o envelhecimento precoce e contra o enfraquecimento das estruturas da pele. Ela também apresenta um bom teor de zinco e ácidos graxos ômega 3, que atuam em prol de uma pele firme e com viço.

2. Noz-pecã
As gorduras insaturadas são aquelas consideradas boas, que devemos ingerir diariamente, e que está presente em boa quantidade nesse tipo de noz. Além dela, ainda há de considerar os fitoesteróis, antioxidantes e fibras, que tornam o fruto um verdadeiro elixir da pele.

3. Castanha de caju
Além das gorduras saudáveis, a castanha oferece boa quantidade de cobre, um mineral essencial para a produção do colágeno.

Vale frisar que não existe uma quantidade universal que deve ser ingerida diariamente. A recomendação diária irá variar de indivíduo para indivíduo, conforme suas necessidades específicas.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Adicionar aos favoritos o Link permanente.