Atleta supera limites e se destaca no Campeonato Cearense

O lateral Caio Pedro, do Horizonte, conseguiu superar barreiras e limites para fazer um bom Campeonato Cearense nesse ano. O jogador é autista, e tem um grau elevado de surdez em ambos os ouvidos.

Diagnosticado com autismo desde os quatro anos, começou a dar os primeiros passos no futebol pelo Ajax da Vila, um time de Alto Alegre, bairro do subúrbio de Horizonte. Depois, foi convidado a jogar pela base do próprio Horizonte.

Apesar de fazer bons jogos, Caio começou a desanimar do futebol e só não desistiu pelo apoio de pessoas ligadas ao time, como um dos seus grandes parceiros no futebol, seu tio Zé Hamilton, que é funcionário do clube, e quem começou a levá-lo para o futebol.

No ano passado, quando o time conquistou o bicampeonato da 2ª divisão estadual, Caio Pedro foi fundamental para o título, marcando três gols no quadrangular decisivo da competição, atuando em 12 dos 14 jogos realizados pelo time.

Em entrevista recente ao portal Globoesporte, o jovem falou sobre as dificuldades e sobre a felicidade de conquistar o título. “Trabalhei muito para enfrentar as dificuldades, fiz vários jogos, gols, ganhei título, e fiquei muito feliz. Minhas pernas pesavam que eu nem aguentava mais correr, mas fiquei até o fim e deu tudo certo”, disse.
Autismo

O transtorno do espectro autista (TEA) foi incluído pela primeira vez na história na pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano passado, que constatou que existem atualmente, cerca de 2 milhões de pessoas com autismo no Brasil. As principais dificuldades de quem tem essa neurodiversidade são as dificuldades de interação social e de comunicação.

No ano passado, o jogador James McClean, que atua pela seleção da Irlanda, também confirmou ter sido diagnosticado com autismo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.