SP terá chuvas fortes nos próximos dias. Veja as regiões mais afetadas

São Paulo — Entre quinta-feira (7/11) e sexta-feira (8/11), chuvas fortes, com níveis de acumulados variando entre alto e muito alto, irão atingir diversas regiões do estado de São Paulo. A partir das 8h de quinta, o governo instalará um gabinete de crise para garantir pronta resposta à população em caso de emergências.

Em Marília e Presidente Prudente, os níveis serão altos. Na capital paulista, região metropolitana, Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas, baixada santista, litoral norte, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos, Franca e Ribeirão Preto serão muito altos. As regiões de maior atenção serão em Bauru e Araraquara.

Segundo o alerta, feito pela Defesa Civil, as pancadas de chuvas, que serão fortes, poderão vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo. A previsão do tempo se dá por causa da passagem de uma frente fria pela costa da região sudeste.

Gabinete de crise

Agências reguladoras do estado, concessionárias de energia elétrica e de abastecimento de água terão um representante no gabinete, para permitir uma comunicação mais ágil e ações mais efetivas.

Recomendações da Defesa Civil

Com esse cenário, a Defesa Civil pede que a população evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos; evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques.

Além disso, no momento da chuva, é recomendável manter distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica e evitar tomar banho. Em caso de ventos fortes, é preciso tomar cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos.

Não se deve transpor uma enxurrada ou andar em áreas alagadas. Em áreas de encosta, é necessário observar a movimentação do solo. Se um fio energizado cair sobre o veículo, a pessoa deve permanecer no carro e ligar para a emergência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.