Coletivo reabre espaço cultural no DF com baile e prêmios em dinheiro

O coletivo Casa de Onijá promove, neste sábado (9/11), um evento gratuito de reinauguração do espaço Mercado Sul Vive, em Taguatinga (DF). A iniciativa inclui a segunda edição do Baile de Guerrilha, com competições de dança que incluem prêmios em dinheiro.

O evento ocorre em celebração à reabertura da ocupação cultural, após reforma promovida com recursos obtidos por meio da Lei Paulo Gustavo e da arrecadação de fundos resultante de parcerias com empresas e a sociedade civil.

O baile terá como foco o enaltecimento da cultura das populações LGBTQIAPN+, negra, indígena e periférica. As competições, inspirada na cena ballroom, serão divididas entre 12 categorias, com estilos de dança como vogue e runway.

Para participar, algumas das categorias exigem pré-requisitos, como doação de fraldas, roupas ou inscrição em dupla. Os prêmios para os vencedores variam de R$ 150 a R$ 400.

7 imagens

1 de 7

Casa Onijá/Instagram/Reprodução

2 de 7

Casa Onijá/Instagram/Reprodução

3 de 7

Casa Onijá/Instagram/Reprodução

4 de 7

5 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles

6 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles

7 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Oficinas

Além disso, desta quarta (6/11) a sexta-feira (8/11), o espaço oferece oficinas gratuitas de funk, vogue e capoeira ballroom, em preparação ao evento.

As aulas também são gratuitas, no próprio Mercado Sul Vive (QSB 12/13), a partir das 19h. A programação completa e outros detalhes sobre o evento estão disponíveis nas mídias sociais da Casa Onijá.

Ocupação cultura e cena ballroom

Desde 2015, a Ocupação Mercado Sul Vive atua em favor da manifestação cultural e da produção artística identitária do Distrito Federal.

O movimento inclui diversos coletivos, como a Casa Kaluanã, Sambadeiras de Roda, o Estúdio Molotov, o Coletivo Retratação, a Casa Canoa e a Casa Onijá, que transformam o espaço em um reduto de cultura popular e periférica.

Entre as atividades promovidas periodicamente pelo grupo estão competições de ballroom – movimento artístico e social que surgiu como forma resistência e expressão da comunidade LGBTQIAP+ pelo mundo, em meados do século 20.

A cena se desenvolveu, principalmente, por meio de performances de pessoas pretas, trans e latinas que buscavam um lugar de acolhimento, celebração e empoderamento ao desafiar o racismo e a transfobia de concursos de beleza da época.

Serviço

Baile de Guerrilha 2.0
Data: sábado (9/11)
Horário: a partir das 17h
Local: Ocupação Cultural Mercado Sul Vive – QSB 12/13, Taguatinga Sul (DF)
Informações: @casadeonija no Instagram
Entrada gratuita

Adicionar aos favoritos o Link permanente.