Uber libera código de segurança para mais motoristas no app; entenda o que muda

A Uber anunciou hoje (7) a expansão do U-Código para todos os motoristas parceiros cadastrados no app de transporte. A ferramenta gera um código de segurança antes de qualquer viagem e precisa ser confirmada por quem está dirigindo e pelo passageiro.

  • Siga o Canaltech no WhatsApp
  • inDrive ganha opção para chamar táxi no Rio de Janeiro
  • Como gravar o áudio de uma viagem na Uber

O código de segurança já existe no aplicativo desde 2020, mas inicialmente foi lançado apenas para passageiros. Nos últimos meses, a empresa começou a fazer testes da ferramenta com alguns motoristas e pretende liberar a função para todas as contas no decorrer desta semana — dessa forma, o profissional pode pedir a sequência numérica mesmo que o usuário não use o recurso diariamente.

Motoristas podem ativar verificação de código no app da Uber (Imagem: Reprodução/Uber)

O que muda para o passageiro?

A expansão traz uma camada adicional de segurança para os motoristas durante as corridas, com a opção de exigir o código para o passageiro antes de iniciar uma viagem e verificar que os dados estão corretos — no entanto, o recurso precisa ser ativado manualmente no app da Uber (veja como no passo a passo abaixo).


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A experiência não muda para os passageiros que já ativam o U-Código no app, mas quem não aplicou o ajuste pode ter que informar o código na hora de entrar no veículo.

Como o motorista pode ativar o código de segurança na Uber

É possível ativar o recurso da seguinte forma:

  1. Abra o app da Uber para motoristas;
  2. Acesse a Central de Segurança;
  3. Selecione “Verificação de U-Código”;
  4. Ative a opção;
  5. Digite o código recebido pelo passageiro no momento do embarque.

O que é U-Código?

O U-Código é um recurso de segurança da Uber que gera um código numérico aleatório ao iniciar uma viagem pelo app. Ao embarcar, o passageiro precisa informar esse código, exibido no aplicativo, para o motorista, que então libera o início do deslocamento.

O recurso é importante porque a senha numérica é de uso único, então o passageiro consegue confirmar que está no veículo correto e o motorista identifica que se trata da pessoa que pediu pela viagem. É possível ativar o código para todas as corridas ou apenas para horários específicos, como o intervalo entre 21h e 6h.

A tecnologia também é comum em aplicativos de entrega, como iFood e Rappi.

Leia também:

  • Como os 35% de etanol na gasolina afetam o seu carro?
  • Golpe com falsa taxa de entrega circula pelo WhatsApp, alerta Kaspersky
  • O que é o círculo azul do WhatsApp? Veja como funciona e se dá para tirar

VÍDEO: QUAL FOI O PRIMEIRO CARRO ELÉTRICO DO MUNDO?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.