Apple Watch quase ganhou versão compatível com Android

Após ter sido processada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a Apple tem recebido muita atenção em notícias relacionadas ao seu ecossistema fechado de produtos. Contudo, a história quase foi diferente com os relógios Apple Watch, que chegaram perto de ganhar versões compatíveis com Android. 

  • Huawei Band 9 chega com monitoramento de sono aprimorado e 14 dias de bateria
  • Review Xiaomi Smart Band 8 Active | Uma Mi Band 8 com tela maior

A linha de relógios foi usada como evidência para sustentar argumentações contra a Apple, já que os produtos são compatíveis apenas com modelos de iPhone. Desta forma, os consumidores seriam obrigados a comprar o Apple Watch, em vez de rivais que são potencialmente mais baratos. 

Apple Watch poderia ter ganhado versão compatível com Android, mas projeto não vingou (Imagem: Divulgação/Apple)

Em sua defesa, a Apple lembrou que passou três anos desenvolvendo um modelo de Apple Watch que fosse compatível com produtos que rodam o Android. Contudo, o projeto foi paralisado por conta de “limitações técnicas”, de acordo com o que alegou a empresa. 


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/

Essa história já tinha sido divulgada antes mesmo da condenação da Apple, em que o protótipo era chamado de “Project Fennel”. No entanto, ele teria sido descartado por conta de “preocupações relacionadas às vendas do iPhone” — algo que, sob o contexto atual, soa muito mais favorável à argumentação da acusação. 

Marca foi acusada de promover monopólio na venda de eletrônicos (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

O Apple Watch até pode funcionar em conjunto com um celular Android, mas as funcionalidades são limitadas a tarefas simples como envio de mensagens e recebimento de notificações básicas. 

Além disso, um iPhone é estritamente necessário para realizar a configuração inicial do Apple Watch, o que torna bastante inviável a compra do relógio por quem tem um celular Android. 

No entanto, o processo movido pelos EUA não cita apenas o Apple Watch como um produto central na estratégia apontada como monopólio. Outros pontos mencionados incluem a limitação na qualidade do serviço de envio e recebimento de mensagens com aparelhos Android, e o bloqueio de aplicativos de streaming de jogos, por exemplo. 

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Instagram caiu? Rede desconecta usuários nesta quinta (21)
  • Tomografia do copo Stanley revela onde está o chumbo
  • Erupção solar causa apagão de rádio e outras podem ocorrer
  • O Problema dos 3 Corpos | Por que a série tem esse nome?
  • WhatsApp ganha novo visual no Android com barra inferior
  • Huawei Band 9 chega com monitoramento de sono aprimorado e 14 dias de bateria
Adicionar aos favoritos o Link permanente.