Novembrinho azul: IMAS/Imigrantes Hospital e Maternidade realiza cirurgias infantis

O IMAS/Imigrantes Hospital e Maternidade de Brusque realizou no último fim de semana, 9 de novembro, uma ação especial, com a realização de 10 cirurgias urológicas em meninos entre 2 e 14 anos. Os procedimentos são alusivos à campanha “Novembrinho Azul”, que tem como objetivo promover ações direcionadas à proteção e à promoção da saúde de meninos e adolescentes de até 18 anos.

A campanha é nacional, promovida pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE) e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Em Brusque, a iniciativa é organizada pela médica urologista pediátrica, Dra Karine Furtado Meyer. Além do mutirão de cirurgias, a campanha também envolve consultas, procedimentos, capacitação técnica e acolhimento familiar.

As cirurgias foram realizadas através de mutirão urológico, por meio de convênio SUS com o governo de Santa Catarina. Foram atendidos pacientes dos municípios de Balneário Piçarras, Braço do Trombudo, Chapadão do Lageado, Fraiburgo, Gaspar, Governador Celso Ramos, Ibirama, Itapema, Taió e Tijucas.

“Os objetivos do “Novembrinho azul” são o diagnóstico e tratamento precoce, orientação, prevenção e tratamento de perda urinária, além do complemento educacional, para atualizações em urologia pediátrica, garantindo que as crianças sejam encaminhadas para especialistas na idade ideal e que sinais de alerta para diagnósticos corretos sejam identificados e tratados de forma eficaz”, comenta a médica.

Conscientização

Além da ação voltada para os jovens, o mês de novembro também reforça a importância da prevenção para a saúde do homem, em especial ao câncer de próstata, com a campanha “Novembro Azul”.

O médico urologista Dr. Fernão Araújo, diretor médico do IMAS/Imigrantes, explica a origem do movimento.

“Começou em 2003, na Austrália, com alguns grupos de homens que deixaram o bigode crescer para chamar atenção da população masculina e mostrar que o homem também precisa dar atenção à saúde. Essa é a segunda neoplasia (tumor) mais presente nos homens (a primeira é o câncer de pele – não melanoma), e quando ela é tratada de forma correta, atingimos altos índices de cura e melhora todo prognóstico da doença”, explica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.