Homem usou banheiro da Câmara horas antes da explosão, dizem fontes

O homem que se explodiu em frente ao prédio do STF, na Praça dos Três Poderes, circulou pela Câmara dos Deputados horas antes das explosões, na quarta-feira (13/11).

Segundo fontes da Polícia Legislativa, Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, teria entrado nas dependências da Casa para usar o banheiro. Ele deixou a Câmara na sequência.

4 imagens

1 de 4

2 de 4

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

3 de 4

Igo Estrela/Metrópoles
@igoestrela

4 de 4

Igo Estrela/Metrópoles
@igoestrela

Essa não foi, contudo, a primeira vez que o homem esteve na Casa. Em agosto, Luiz visitou o gabinete do deputado federal Jorge Gotten (Republicanos-SC).

À coluna, Gotten contou que, na visita, o homem teria contado que alugou uma casa em Ceilândia, cidade satélite próximo a Brasília, e que tinha gostado da capital federal.

A casa, conforme noticiou o Metrópoles, foi alvo de uma varredura de policiais após as explosões. No local, foram encontradas outras bombas e artefatos.

Luiz usava o codinome Tiu França nas redes sociais, onde seguia figuras da direita como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o professor Olavo de Carvalho, já falecido.

O homem morava em Rio do Sul, no estado de Santa Catarina. Ele foi candidato a vereador no município nas eleições de 2020 pelo PL, mas não conseguiu se eleger.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.