Xbox lançará mais jogos exclusivos no PlayStation e Nintendo

O chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, revelou que qualquer título exclusivo de Xbox poderá ser lançado nos consoles PlayStation e Nintendo. Para o executivo, não há impedimento sobre nenhuma franquia, inclusive seu carro-chefe: Halo.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Spyro Reignited Trilogy já tem data para chegar no Xbox Game Pass
  • Death Stranding: Director’s Cut é lançado de surpresa no Xbox Series

É importante mencionar que isso não significa que todos os jogos exclusivos de Xbox seguirão para o PlayStation 5, Nintendo Switch ou futuros videogames que estiverem nos planos das companhias. Porém, é um forte indício de que podem abordar essa estratégia em seus próximos lançamentos ou em alguns títulos de seu catálogo.

Phil Spencer também revelou que o time Xbox está feliz com os resultados apresentados pelos jogos que foram lançados nas demais plataformas. Com um retorno positivo, ele diz também que mais virão no futuro – sem especificar quais franquias e de que forma serão distribuídos entre os consoles PlayStation e Nintendo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Estratégia da Xbox pode funcionar

É importante mencionar que a Xbox não trará grandes lançamentos para o PlayStation e Nintendo, ao menos não simultaneamente. Um exemplo é Indiana Jones and the Great Circle, que chega no fim de 2024 ao Xbox Series e PC, mas o PS5 só o verá depois de alguns meses – já em 2025.

A proposta da Xbox é levar seus games para todos os lugares (Imagem: Divulgação/Xbox)

Porém, a Microsoft pode aproveitar a oportunidade para atrair os fãs com suas demais franquias. Coletâneas como Halo: The Master Chief Collection e Gears of War: Ultimate Edition, que trazem os principais títulos antigos de Xbox, poderiam servir muito bem para apresentar os personagens e universo aos jogadores do PlayStation e Nintendo. 

Combinados com grandes lançamentos, podem até incentivar as pessoas a buscarem os novos capítulos – seja através do PC Game Pass, Xbox Cloud Gaming ou outras formas de explorar seus jogos sem a necessidade de se comprometer na aquisição de um console. 

A Microsoft também está comprometida em entrar no mercado de consoles portáteis, trabalhando em protótipos para um futuro Xbox que poderá ser levado a diversos locais. No entanto, Phil Spencer afirma que isso ainda está a alguns anos de distância. 

Leia outras matérias do Canaltech:

  • Canaltech está no Top 3 do Prêmio iBest 2024; veja como votar
  • Nintendo terá livro e documentário contando sua história no Brasil
  • Sonic e mais 60 jogos vão sumir do Switch, PlayStation, Xbox e PC; veja a lista

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.