Quimioterapia preventiva: como é o tratamento de Kate Middleton

Kate Middleton confirmou por meio de um vídeo, publicado em suas redes sociais, nesta sexta-feira (22/3), que está enfrentando um câncer. Não foi revelado o tipo exato de tumor da princesa de Gales, mas ela disse que está passando por tratamento quimioterápico para evitar a evolução da doença.

“Minha equipe médica aconselhou que me submetesse a uma quimioterapia preventiva, e agora estou nos estágios iniciais desse tratamento”, afirmou a esposa do futuro rei da Inglaterra, no vídeo. Veja 0 vídeo neste link.

A quimioterapia preventiva à qual Kate também é chamada de quimioterapia adjuvante. A técnica é adotada por oncologistas imediatamente após a cirurgia de remoção do tumor e busca eliminar células próximas à lesão removida. Essas células têm predisposição para se tornarem malignas, a medicação visa evitar que elas iniciem um crescimento anormal e se tornem tumorais e iniciarem.

“Por exemplo, após um câncer de intestino ser operado, há um risco maior da doença recorrer, então a gente faz uma quimioterapia preventiva para reduzir as chances de a doença voltar. Ninguém sabe ainda qual é o tumor primário que a princesa teve, mas este é um tratamento padrão após a retirada de uma lesão”, explica o oncologista Leandro Ramos, do grupo Oncomed, de Belo Horizonte.

Os remédios e as doses usados na quimioterapia preventiva dependem do estágio em que o tumor foi encontrado e do local da lesão. “Esse uso de medicação faz parte do processo de cura do paciente, mas depende muito da constituição de saúde dele e de como ele é a reação aos efeitos”, completa Ramos.


0

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.