CEO de gigante chinesa ataca e diz que Musk não sabe fazer baterias

Recentemente, a CATL, maior fabricante de baterias para carros elétricos no mundo, ganhou os holofotes da mídia por alguns assuntos. Afinal, o CEO da empresa, Robin Zeng, disse que estaria disposto a construir uma fábrica de baterias nos Estados Unidos, sendo que bastaria um sim de Donald Trump. No entanto, há outros pontos relevantes que o chefão da empresa abordou.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Acidentes com Cybertruck mostram que picape da Tesla não é “indestrutível”
  • Quanto custa alugar uma Cybertruck da Tesla?

Durante a entrevista que Zeng concedeu à Reuters, o CEO da CATL emitiu algumas opiniões até mesmo sobre a Tesla. Inclusive, a fabricante de Elon Musk é uma das clientes da gigante chinesa das baterias, já que tem um acordo de licenciamento da tecnologia da CATL.

Segundo Zeng, ele conheceu e se aproximou de Elon Musk em abril deste ano, quando o empresário sul-africano visitou Pequim. Desde então, eles passaram a conversar com frequência, o que gerou até mesmo um comentário bastante sincero, e talvez indelicado, feito por Robin Zeng.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Baterias da CATL (Imagem: Divulgação/CATL)

“Musk não sabe fazer baterias”

Na entrevista para a Reuters, Zeng afirmou que acha que Elon Musk é excelente para construir chips, software, hardware e coisas mecânicas, mas afirmou, com todas as letras, que o fundador da Tesla não sabe como fazer uma bateria para carros elétricos.

O CEO da CATL emitiu essa opinião por conta das baterias circulares da Tesla, que também são chamadas de 4680. Para Zeng, esse modelo vai falhar e não tem como dar certo. No entanto, ele entende que Musk está certo em investir em tecnologia de carros autônomos com o uso de inteligência artificial.

Promessas de Elon Musk

Outro ponto que Robin Zeng debateu com Elon Musk foi sobre as promessas excessivas. “O problema dele é prometer demais. Se algo precisa de cinco anos para ser feito, ele diz que em dois anos estará pronto”, disse Zeng. “É provável que ele saiba que precisa de mais tempo, mas você acredita nele quando ele promete um tempo menor.”

Tesla Cybertruck (Imagem: Divulgação/Tesla)

De fato, Musk costuma fazer promessas para a Tesla e nem sempre cumpre o prazo. A Cybertruck demorou mais do que o esperado. Agora, ele promete que o Cybercab, seu táxi autônomo, estará pronto em 2026, mas nem mesmo os investidores levaram isso tão a sério.

Sendo assim, Zeng não está tão errado em suas afirmações. Entretanto, mesmo com Musk sendo um importante cliente, o CEO da CATL não mediu palavras e foi sincero. Resta saber como o fundador da Tesla vai acatar essas declarações.

Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.