Rede social de Trump é alternativa polêmica ao X; o que é Truth Social?

Truth Social é uma rede social de textos curtos lançada nos Estados Unidos em outubro de 2021. A plataforma é conhecida por ser a rede usada pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump, após o banimento de sua conta no então Twitter (atual X). 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • 5 melhores redes sociais alternativas ao Twitter
  • TikTok, Google e mais: como vitória de Trump nos EUA pode afetar big techs

O serviço foi criado pela Trump Media & Technology Group, empresa pertencente ao bilionário, e ganhou notoriedade por ser um espaço ocupado pelo empresário e político, além de conter alguns de seus apoiadores mais fanáticos. 

A estrutura do Truth Social segue os padrões de redes de textos como X, Threads, Mastodon e Bluesky: é possível publicar posts com até mil caracteres, enviar arquivos de mídia e conferir feeds com as contas que você segue e com sugestões feitas pelo algoritmo. A plataforma pode ser acessada pelo navegador ou via aplicativo para Android e iOS.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Por que a Truth Social foi criada?

A Truth Social foi a alternativa encontrada por Donald Trump para continuar publicando em redes sociais após a exclusão da sua conta no Twitter, que ocorreu em janeiro de 2021 após o bilionário incentivar os protestos no Capitólio, em Washington, EUA. Na época, Trump havia sido derrotado por Joe Biden nas eleições presidenciais do país e fez uma série de publicações antidemocráticas condenando o resultado do pleito.

O Twitter (ainda com esse nome e com a logo de passarinho) era a principal plataforma usada por Trump e decidiu bani-lo permanentemente por violar seus termos de uso. Após perder o palanque digital, a solução foi criar uma rede própria, sem os mesmos critérios de moderação do concorrente, na qual ele poderia publicar o que considera verdadeiro (“Truth” significa “verdade”, em tradução livre).

Polêmicas da rede

A plataforma não tinha as mesmas regras de moderação do Twitter, então se transformou em um espaço com divulgação de fake news e conteúdos que incitam violência. Algumas das práticas, inclusive, não seguiam regras da Google Play Store sobre violência física, então o app ficou um bom tempo de fora da loja oficial do Android — a rede foi liberada por lá apenas em outubro de 2022, após mudanças nos termos de serviço.

A postura da Truth Social atingiu um patamar de “rede social conservadora” nos EUA, anteriormente ocupado pela plataforma Parler. Existem denúncias na imprensa internacional de que a plataforma é usada para disseminar discurso de ódio e notícias falsas.

Truth Social tem interface parecida com a do X e de outras redes sociais baseadas em textos curtos (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

Papel de Trump na plataforma

A alcunha de “rede social de Donald Trump” é justificável: o produto pertence a uma empresa do bilionário, Trump tem a conta mais popular de lá, com 8 milhões de seguidores, e usa o espaço como única forma de se conectar com apoiadores. 

Muitos indivíduos alinhados ao Partido Republicano dos EUA também criaram contas no app, mas a plataforma é movida pelos conteúdos do presidente recém-eleito do país, que toma posse do cargo pela segunda vez na história a partir de 2025. Por outro lado, é uma rede social nichada: segundo a Reuters, a Truth tinha uma média de 607 mil usuários ativos mensais em junho de 2023, enquanto rivais como Threads e X possuem números na casa dos milhões. 

Trump e Elon Musk

Um dos grandes parceiros estratégicos de Trump é Elon Musk, atual proprietário do concorrente X. Musk, inclusive, removeu todas as restrições da conta de Donald Trump em 2022, após adquirir a rede social, e o empresário voltou a usá-la durante a campanha presidencial deste ano. 

Trump já anunciou que o bilionário sul-africano fará parte de seu governo ao liderar um “departamento de eficiência governamental”, voltado a cortar gastos orçamentários, e recentemente publicou uma foto ao lado de Elon na Truth Social.

Vale destacar que Donald Trump poderá usar dois perfis no X a partir do ano que vem: a conta pessoal e o perfil @POTUS, criado para o cargo do Presidente dos Estados Unidos e usado em cada gestão. 

Leia também:

  • Após vitória de Trump, famosos e jornais abandonam o X de Elon Musk; veja quais
  • Alternativa ao X, Bluesky diz que não vai treinar IA com posts de usuários
  • Cansou do feed do Instagram? Veja como redefinir as recomendações de conteúdo

VÍDEO: ROBÔ OPERÁRIO | Maravilhas da Tecnologia 

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.