BYD prepara picape para acabar com o reinado da Fiat Strada no Brasil

A BYD não pretende parar a sua linha de caminhonetes com a Shark. Pelo contrário, a fabricante chinesa está desenvolvendo outros modelos para atuar em mais segmentos. Só que tem um que interessa diretamente os brasileiros, pois uma picape compacta, nos moldes da Fiat Strada, está em desenvolvimento.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • O que já sabemos sobre o novo Chevrolet Equinox 2025
  • Acidente em teste com carro mata três pessoas em fábrica da Hyundai

As informações são da revista Autoesporte, que apurou com fontes ligadas à BYD os detalhes sobre este modelo. Recentemente, a marca chinesa levou algumas unidades da Fiat Strada para a China, justamente para estudar todos os detalhes da picape. Inclusive, o site Autopapo já havia confirmado essa informação.

E, segundo a Autoesporte, o projeto da nova picape da BYD será feito especificamente para o Brasil. Por isso a Strada é o grande alvo: além de ser a mais vendida em seu segmento há décadas, e ter aniquilado praticamente todas as rivais, a caminhonete ainda é um dos carros mais vendidos do país, tendo sido a líder absoluta em 2023.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Por isso, cada detalhe da picape da Fiat está sendo estudado pela BYD, principalmente a suspensão, um dos pontos de destaque da Strada. Vale dizer que esse tipo de estudo é bastante comum na indústria. A engenharia reversa ainda é uma tática bastante utilizada pelas fabricantes, principalmente quando pretendem entrar em um segmento novo e que há um líder absoluto, como a Strada.

Fiat Strada Endurance (Imagem: Divulgação/Fiat)

Motor da nova picape da BYD

Ao que tudo indica, a nova picape compacta da BYD vai utilizar um propulsor híbrido flex, mas ainda não é possível saber se será um sistema convencional (HEV) ou plug-in (PHEV). Caso o segundo seja escolhido, o projeto pode ficar caro e complexo demais, o que dificultaria a vida da nova picape.

Em todo caso, o propulsor a combustão deve ser o 1.5 aspirado que é utilizado em outros modelos da BYD, como Song Pro e King. Dessa forma, o conjunto será complementado pelo motor elétrico, mas ainda é cedo para saber todos os detalhes do conjunto da caminhonete. E a produção da nova caminhonete deve ser no Brasil, na fábrica de Camaçari (BA).

Vai destronar a Fiat Strada?

É difícil saber se a BYD vai conseguir acabar com o reinado da Fiat Strada. Recentemente, os chineses lançaram o King para fazer frente ao Toyota Corolla, mas o sedã japonês continua tranquilo na liderança, enquanto o BYD King patina nas vendas.

BYD King ainda patina nas vendas (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Encarar líderes consolidados não é uma tarefa fácil. A Strada tem 25 anos de trajetória, e diversas novas concorrentes surgiram e saíram de cena nesse ínterim. A Chevrolet tentou competir com duas gerações da Montana, e então mudou a caminhonete de segmento, posicionando o modelo atual em uma faixa acima. A Peugeot tinha na Hoggar uma caçamba gigantesca, mas naufragou. Até mesmo a VW Saveiro não consegue ameaçar a Strada há muito tempo.

Dessa forma, a BYD terá um grande desafio. Mesmo sendo uma marca que está em alta, o consumidor de picapes é mais conservador e não costuma fazer grandes apostas. E tem um outro ponto: tudo indica que a Strada vai crescer na próxima geração, ficando na mesma prateleira da Montana.

Fiat Strada Ranch (Imagem: Divulgação/Fiat)

Sendo assim, se a BYD apostar em uma picape compacta do mesmo porte que a Strada atual, ela pode ficar em uma sinuca de bico. Afinal, uma caminhonete híbrida tende a custar mais que um modelo somente a combustão. E se a picape da BYD for compacta e custar o mesmo que as intermediárias, como a Montana e Oroch, o cenário pode ser ainda mais complicado.

Porém, é apenas uma análise do cenário atual. Ainda não está certo quando o modelo da BYD será lançado, mas tudo indica que o projeto ainda está em uma fase inicial. Portanto, somente com o tempo será possível entender todas essas questões.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.