Você já ouviu falar em gouinage? O termo voltou aos holofotes após o último episódio de Surubaum, programa de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso no YouTube. Na ocasião, Gominho afirmou que é adepto do gouinage, que é o sexo sem penetração.
A palavra de origem francesa é comumente usada para se referir ao sexo lésbico e especifica a técnica que explora o prazer sexual dispensando a penetração. A ideia, no caso, é tirar o pênis do foco da relação sexual, explorar outras regiões do corpo e descobrir novas zonas erógenas por meio do tato, olfato, paladar ou fluidos genitais.
Apesar de ser mais praticada entre mulheres lésbicas, outros formatos de relações estão também se entregando a essa forma de sentir prazer. E vale ressaltar: não se trata de “preliminares”, o gouinage é o sexo em si.
O Metrópoles selecionou algumas dicas para quem quer se aventurar e comprovar que a sexualidade vai além dos clichês pré-estabelecidos:
Saco de batatas
O método, batizada pela terapeuta sexual Lua Menezes, é simples. Basta deitar-se como um saco de batatas por alguns minutos e, naquele momento, apenas receba toques e carícias do(a) parceiro(a). Sem penetração. Depois de ganhar os carinhos, retribua. A ideia é que o foco não seja o sexo tradicional, mas uma troca de energias e de toques por todo o corpo.
Petting
A técnica americana peeting (que significa acariciar, em tradução literal) trabalha com visualizações — mais uma vez, é proibido terminar com penetração. Com seu(sua) parceiro(a) e em posição confortável, imagine um calor subindo da zona V (perto da vagina ou do pênis) para coluna vertebral até chegar à cabeça. Vislumbre essa onda quente passando por seu rosto, seios e até pela garganta. Depois, ela retorna ao lugar de origem.

Sexo
O sexo é um dos pilares para uma vida saudável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)
Witthaya Prasongsin/Getty Images

Sexo
Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar
RealPeopleGroup/Getty Images

Sexo
O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono
Westend61/Getty Images

Sexo
É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade
Larry Williams/Getty Images

Sexo
No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança
Carol Yepes/Getty Images
0
Edging
Também conhecida como “técnica da paradinha”, o edging promete elevar a experiência sexual com um gesto simples, mas desafiador para muitas pessoas: pausar o estímulo sexual quando o parceiro estiver à beira do orgasmo. A ideia é que depois de algumas pausas, a vontade de gozar seja incontrolável, e o orgasmo, incrível.
Para aplicá-la, comece com toques leves, seguidos por estimulações mais caprichadas em todo o corpo, até perceber que a parceria está chegando lá. Daí, basta fazer uma pausa, recuperar o fôlego e continuar a brincadeira.
Posições
Além das técnicas ensinadas, existem também posições que facilitam o sexo sem penetração e deixam tudo mais gostoso. Confira:

Penetração
A posição lótus pode ser feita sem penetração, permitindo beijos, abraços, carícias e masturbação mútua
Arte Metrópoles

sexo (13)
A sentada também pode ser sem penetração. No colo da parceria, as possibilidades de estímulos são infinitas
Arte Metrópoles

sexo (7)
Por último, mas não menos importante, o famoso 69. Nele, os dois fazem e recebem sexo oral ao mesmo tempo
Arte Metrópoles
0