5 motivos para comprar o Corsair Voyager a1600

O Corsair Voyager a1600 é o primeiro notebook gamer desenvolvido pela Corsair e foi lançado com o selo AMD Advantage em 2022. Isso significa que todas as especificações principais desse modelo vêm com hardware da AMD, incluindo o processador e a placa de vídeo. Voltado para streamers, o aparelho ainda conta com um design diferente a uma barra touch para auxiliar na criação de conteúdo.

  • Review Corsair Voyager a1600 | Notebook gamer com Stream Deck para streamers
  • 5 motivos para não comprar o Corsair Voyager A1600

Com muitos pontos positivos, apesar dos erros, o Corsair Voyager a1600 foi amplamente discutido na análise do Canaltech. Agora é hora de listar alguns motivos que tornam esse notebook uma escolha ideal para o seu uso.

5. S-Key Macro Bar

Como dito na introdução, o Corsair Voyager a1600 possui uma barra de LED touchscreen integrada no chassi. Chamada de S-Key Macro Bar, essa barra pode ser personalizada através do software iCUE para ser usada como atalhos rápidos para abrir aplicativos, abas no navegador, executar games rapidamente, etc.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/

No entanto, a principal função é servir como uma Stream Deck da Elgato em um notebook. O aplicativo do Stream Deck já vem pré-instalado na máquina e como a Corsair é dona da Elgato, tudo tem 100% de compatibilidade. Assim, você pode personalizar a barra touch para mudar configurações da sua livestream em tempo real, ou utilizar a funcionalidade como atalhos rápidos em uma edição audiovisual. 

Ao centro da S-Key Macro Bar há um mini display que permite monitorar informações do notebook (Imagem: Felipe Vidal/Canaltech)

4. Componentes AMD

Encontrar um notebook com especificações da AMD já não é tão fácil no mercado internacional. Agora, encontrar um notebook gamer com processador e placa de vídeo da AMD no Brasil é extremamente raro. Por sorte, o Corsair Voyager a1600 acompanha um Ryzen 9 6900HS de oito núcleos e uma Radeon RX 6800M na parte de processamento gráfico.

Isso é um prato cheio para os amantes da AMD, já que o varejo brasileiro geralmente só oferta notebooks com processadores da marca, mas raramente com placas de vídeo dedicadas, sempre deixando esse espaço reservado para produtos pertencentes ao portfólio da NVIDIA.

O Corsair Voyager a1600 ainda acompanha 32 GB de memória RAM DDR5 (Imagem: Felipe Vidal/Canaltech)

3. Teclado mecânico Cherry MX

Quase sempre fora do centro das atenções, o teclado do Corsair Voyager a1600 é um destaque a parte. O laptop utiliza um teclado mecânico com switches táteis Cherry MX, uma das marcas mais populares e renomadas quando o assunto são switches para esses periféricos. 

Trabalhando no formato de baixo perfil, a experiência de usar esse teclado é muito satisfatória. Com toques precisos e uma resposta tátil concisa e rápida, o periférico embutido é ideal para jogar, mas desempenha um ótimo papel na digitação extensiva, perfeito para quem quer uma máquina multifuncional para arrasar nos joguinhos e trabalhar. 

Além do teclado, o Corsair Voyager a1600 possui um touchpad largo (Imagem: Felipe Vidal/Canaltech)

2. Construção

Ninguém quer comprar um notebook que não tenha uma construção confiável. Felizmente, o Corsair Voyager a1600 passa muita robustez e segurança, já que é construído com uma chapa de alumínio bem competente e passa realmente a sensação de ser um produto íntegro e topo de linha. Diferente de outros modelos, o aparelho quase não tem pontos frágeis e é bem rígido, sem balançar ou entortar facilmente.

O mais interessante dessa construção premium é a espessura do Voyager a1600. Quando fechado, o notebook tem apenas 2 centímetros de altura e pesa 2,4 kg, ou seja, um valor bem interessante em relação a outras máquinas gamer portáteis mais pesadas e feitas em plástico. 

O Voyager a1600 possui uma estética única, que fica ainda melhor com a barra de LED colorida (Imagem: Felipe Vidal/Canaltech)

1. Armazenamento

Atualmente todos os notebooks já chegam com um SSD de fábrica, mas esbarram normalmente em 256/512 GB ou, no máximo, em 1 TB quando é um modelo gamer. A fabricante desse produto foi além e equipou o Corsair Voyager a1600 com 2 TB de um baita SSD PCIe 4.0 NVMe. 

Isso foi muito interessante durante o meu uso diário, já que consegui instalar todos os meus aplicativos de trabalho e mais de 10 games bem pesados. Tudo isso e ainda sobrou cerca de 900 GB para baixar ainda mais games ou trabalhar com arquivos pesados.

O Corsair Voyager a1600 ainda possui uma entrada M.2 secundário para inserir mais um SSD (Imagem: Felipe Vidal/Canaltech)
  • 🛒 Compre o Corsair Voyager a1600 com Ryzen 9 6900HS, 32 GB de RAM e RX 6800M em promoção no Kabum!
  • 🛒 Compre o Corsair Voyager a1600 com Ryzen 9 6900HS, 32 GB de RAM e RX 6800M em promoção no Kabum!

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Xiaomi lança câmera de segurança CW500 com preço baixo e proteção contra chuva
  • 10 comandos legais para usar no Gemini
  • Presença de chumbo em copo Stanley rende processos à empresa
  • Os 45 filmes mais esperados de 2024
  • Baleia-azul gera híbridos ao acasalar com outras espécies
  • Xiaomi 14 Pro ganha comunicação via satélite e fica ainda mais caro
Adicionar aos favoritos o Link permanente.