Este tipo de queijo pode causar obstrução de artérias e doenças cardíacas

Queijos são alimentos versáteis e deliciosos, amplamente usados em diversas receitas. No entanto, nem todos fazem bem à saúde, especialmente ao coração. Descubra os riscos de consumir esse tipo de alimento com frequência.

Fatias de queijo em um sanduíche

Consumir este alimento pode custar caro à saúde do seu coração – Foto: Freepik/ND

Qual o pior queijo para a saúde do coração?

O queijo amarelo, conhecido mundialmente como queijo americano, trata-se de um alimento processado que tem preocupado especialistas devido ao seu alto teor de sódio e gorduras saturadas, que podem impactar negativamente a saúde do coração, aumentando a pressão arterial e o colesterol.

Dois nutricionistas, Dan Gallagher e Lori Walker, revelaram ao SheFinds que o consumo excessivo desses alimentos processados, ricos em sódio, pode acarretar hipertensão, uma condição que pode levar a derrames e ataques cardíacos. O alto teor de gorduras e calorias também colabora para o ganho de peso.

Queijo cortado em cima de um pano

Por trás da textura cremosa, o queijo processado pode aumentar os níveis de colesterol – Foto: Freepik/ND

“Queijos processados, como o queijo americano, são carregados de sódio e gorduras saturadas, ambos capazes de aumentar os níveis de pressão arterial e o risco de derrame ou ataque cardíaco. Altos níveis de colesterol também podem ser um resultado do consumo excessivo de queijos processados, já que eles contêm grandes quantidades de gorduras saturadas que elevam o colesterol”, diz Lori Walker.

Opções de queijos mais saudáveis

De acordo com Gallagher, o ideal é optar por queijos frescos, como mussarela ou cottage, que possuem menos sódio do que outras opções envelhecidas. Já Walker recomenda alternativas como feta, parmesão ou queijo de cabra, que, além de possuírem menos sódio, contêm menor teor de gordura.

Opções não lácteas, recomendadas pela especialista, incluem queijo de amêndoa ou de soja, que também são ótimas, contêm menos gordura saturada e geralmente são enriquecidas com cálcio.

O que fazer para evitar obstrução de artérias e doenças cardíacas

Sempre leia os rótulos dos alimentos que você compra no supermercado e procure evitar o consumo de alimentos processados e ultraprocessados, que são prejudiciais ao coração e ao corpo em geral.

Sanduíche de queijo derretido

Escolher opções frescas e menos processadas pode fazer toda a diferença – Foto: Freepik/ND

De acordo com a Oncologista Clínica Mariane Fontes, o consumo de alimentos processados e ultraprocessados com frequência pode acarretar: obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão, problemas cardíacos, demências e até mesmo câncer.

Opte por fazer exercícios regulares e beber bastante água, que são fundamentais para manter a saúde do coração e reduzir o risco de doenças a longo prazo.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.