Astronauta da NASA tira foto de galáxias vistas da janela de nave da SpaceX

Don Pettit, astronauta da NASA, tirou uma foto espetacular da Grande e Pequena Nuvem de Magalhães, duas galáxias satélite da Via Láctea. A imagem foi publicada no X, o antigo Twitter, e traz as galáxias emolduradas pela janela da espaçonave Crew Dragon, da SpaceX.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Galáxia de Andrômeda: o que sabemos sobre a vizinha gigante da Via Láctea 
  • Galáxia evoluída “demais” no universo jovem intriga cientistas

Com 69 anos, Pettit é o astronauta ativo mais velho da NASA. Ele chegou ao laboratório orbital em setembro em uma espaçonave Soyuz, da Rússia, viajando junto de dois cosmonautas. “No espaço, dá para ver as estrelas! Eu levei um dispositivo caseiro que permite as longas exposições necessárias para tirar fotos de campos de estrelas. Fique ligado para mais fotos assim”, escreveu ele na publicação. 

O clique de longa exposição revela parte da Crew Dragon acoplada ao laboratório orbital. Este não é o primeiro registro espacial feito por Petitt: ele vem publicando nas redes sociais as fotos que tirou, que incluem desde satélites Starilnk até rastros das estrelas vistos do espaço.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Talvez não pareça, mas nossa Via Láctea se move pelo universo muito bem acompanhada. É que ela faz parte do chamado Grupo Local, que conta com mais de 50 outras galáxias e, entre elas, estão a Pequena e a Grande Nuvem de Magalhães. 

A Grande Nuvem fica a 160 mil anos-luz de nós em direção ás constelações de Dorado e Mensa. Já a pequena está mais distante, a 200 mil anos-luz, e pode ser vista nas constelações de Tucana e Hydrus. 

Elas são galáxias anãs e irregulares devido às suas estruturas, que são distorcidas. Cada uma é o lar de bilhões de estrelas e já renderam uma série de descobertas astronômicas — foi na Grande Nuvem que astrônomos identificaram em 1987 aquela que foi a última supernova visível a olho nu.

Leia também: 

O que tem no centro da Via Láctea?

Buraco negro expele jato gigantesco e cria estrutura maior que a Via Láctea

Vídeo: O que é Starlink?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.