A fruta com 7 vezes mais vitamina C e que combate os tipos de doenças

Cientificamente conhecida como Rosa canina e pertencente à família Rosaceae, a roseira brava é chamada Rosa mosqueta, é uma planta silvestre que cresce em várias regiões do mundo, incluindo Europa, Oeste da Ásia e Noroeste da África.

O arbusto e a fruta com 7 vezes mais vitamina C têm sido valorizados ao longo da história por suas propriedades medicinais. Ela se caracteriza por suas flores brancas ou rosadas e florescem no fim do verão até começo do outono.

As frutas com 7 vezes mais vitamina C podem ser apreciadas de várias formas: frescas, no ponto ideal de maturação, como ingredientes de geleias ou em chás de ervas.

na foto aparece a fruta com 7 vezes mais vitamina C e que não é a laranja

Fruta com propriedades vem da Rosa Mosqueta – Foto: Reprodução/ND

Origem da planta que dá a fruta com 7 vezes mais vitamina C

A origem dessa planta remonta aos antigos persas que a utilizavam para fins terapêuticos e medicinais nos tempos antigos.

Já os egípcios a usavam a rosa mosqueta, a fruta com 7 vezes mais vitamina C, para fins aromáticos, um costume que sobreviveu até os dias atuais, pois hoje é comum na indústria de cosméticos e perfumes.

Segundo a Dra. Sara Itkin, clínica geral e nutricionista, ao explorar os aspectos nutricionais da roseira brava, descobrimos que 100 g dessa fruta vermelha fornecem 109 calorias, 22,9 g de carboidratos, 1,9 g de proteína, 0,7 g de gordura, 4 g de fibra, 8 mg de fósforo e 23 mg de potássio.

A característica mais marcante da fruta é o alto teor de vitamina C, que pode ser mais de 30 vezes maior do que o de frutas cítricas como limões e laranjas.

na foto aparece o chá da Rosa que ajuda a saúde dos olhos

O chá que tem propriedades que ajudam a saúde dos olhos – Foto: Freepik/ND

Um remédio natural para o bem-estar

Alguns aspectos relevantes fazem com que a rosa mosqueta seja um tesouro para a saúde.

1) Rica em antioxidantes

A rosa mosqueta é uma excelente fonte de antioxidantes, como a vitamina C e os flavonoides. Eles ajudam a neutralizar os radicais livres no corpo. Os compostos são fundamentais para prevenir o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imunológico.

2) Promove a regeneração da pele

Graças às notáveis propriedades regenerativas, o óleo de rosa mosqueta, a fruta com 7 vezes mais vitamina C, tem a capacidade de melhorar a textura da pele e reduzir a visibilidade de cicatrizes e estrias. O uso regular do óleo pode acelerar a cicatrização de feridas e a regeneração celular.

3) Anti-inflamatório natural

A rosa mosqueta contém ácidos graxos essenciais, como ômega-3, ômega-6 e ômega-9, e eles dão à fruta propriedades anti-inflamatórias. Assim, isso a torna uma opção valiosa para aliviar a dor nas articulações e reduzir a inflamação em uma variedade de condições de saúde.

4) Melhora a saúde cardiovascular

Os fitoquímicos presentes na rosa mosqueta podem ter efeitos positivos sobre o sistema cardiovascular ao ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) e a melhorar a circulação sanguínea, o que contribui para a saúde do coração.

Três receitas deliciosas com rosa mosqueta

Aqui estão três receitas que vão permitir adicionar a rosa mosqueta à sua culinária, com um toque de elegância floral aos seus pratos.

Uma aliada na medicina e na agricultura sustentável

A rosa mosqueta é valorizada por sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico e melhorar a saúde da pele. O óleo extraído das sementes é usado em tratamentos para curar feridas e reduzir a inflamação, o que o torna um aliado da medicina natural.

A planta ganhou popularidade no setor de saúde e bem-estar, sendo um ingrediente-chave em suplementos dietéticos e produtos de beleza. Ela é incorporada a licores e chás artesanais, oferecendo um sabor único e benefícios adicionais à saúde.

Apoio à saúde dos olhos

A rosa mosqueta contém carotenoides, como a luteína e a zeaxantina, que podem beneficiar a saúde dos olhos. Elas podem proteger os olhos dos danos causados pela radiação ultravioleta e diminuir o risco de doenças oculares relacionadas à idade.

Equilibra o sistema digestivo

Os compostos antioxidantes e anti-inflamatórios da rosa mosqueta podem ajudar a acalmar o sistema digestivo, aliviar a irritação e promover a saúde gastrointestinal.

A incorporação dessa A fruta com 7 vezes mais vitamina C em nossa rotina diária pode oferecer vários benefícios, respaldados tanto pela sabedoria antiga quanto pelas evidências científicas atuais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.