Elon Musk derruba Starlink na Índia após governo apreender antenas

A Starlink teve seu nome envolvido em conflitos na Índia após o governo apreender o segundo kit de operações da internet via satélite da empresa. Em resposta a um usuário no X (Twitter), o CEO da empresa Elon Musk se defendeu e disse que os satélites sobre o país estão desativados e nunca estiveram ligados.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Marca chinesa de celular cria submarca exclusiva para conseguir entrar no Brasil
  • Nova marca de celulares a caminho do Brasil tem primeiros celulares vazados

Essa foi a primeira vez que Musk se pronunciou sobre o assunto, mas já é a segunda que as forças policiais indianas apreendem antenas ou equipamentos da Starlink. A primeira foi em uma zona de conflito armado, enquanto a segunda ocorreu durante uma operação contra o contrabando de armas.

Segundo as informações, os criminosos estariam usando a rede de internet via satélites da Starlink para comunicação, apesar de o serviço nunca ter sido ativado no país. De acordo com a polícia, eles teriam conseguido os equipamentos — que inclui antenas e receptores com o logo da Starlink — de contrabandistas de Myanmar, outro país que passa por conflitos armados e que também não tem operação legal da empresa de Musk. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Após as alegações de que a Starlink estaria operando na Índia mesmo sem autorização, Musk respondeu em seu X que “os satélites sobre a Índia estão desativados” e que “eles nunca estiveram ligados. 

Em publicações no X, Elon Musk defende que Starlink nunca esteve ligada na Índia (Imagem:Reprodução/X)

Na publicação original, feita pelo perfil oficial do Exército da Índia, são exibidos diversos equipamentos apreendidos em zonas de conflitos, que estariam em posse de militantes. Nas imagens, é possível ver diversos armamentos, além de uma antena e um conversor com logo da empresa.

De acordo com a Reuters, a Starlink ainda busca aprovação para operar legalmente na Índia, enquanto luta para resolver possíveis problemas de segurança com a rede, de modo a garantir o serviço oficial na região.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.