Projeto no Colégio de Aplicação da UFSCar envolve crianças na prática de compostagem

Projeto no Colégio de Aplicação da UFSCar envolve crianças na prática de compostagemAssessoria

Com o objetivo de cultivar a curiosidade e o pensamento crítico nas crianças, o projeto de extensão “Pequenos Cientistas”, do Colégio de Aplicação (CAU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), promove atividades práticas e lúdicas com foco na educação científica.

Uma das ações realizadas com turmas do Ensino Fundamental foi a compostagem, um processo natural de degradação de resíduos orgânicos – como restos de alimentos e folhas -, que se transforma em um material rico em nutrientes, utilizado como fertilizante. A prática foi desenvolvida nos espaços da Universidade e permitiu às crianças explorarem o ciclo de perda e os benefícios ambientais do reaproveitamento desses resíduos.

“Nosso objetivo é mostrar aos pequenos e às pequenas que a Ciência está presente em tudo ao seu redor. Atividades como a compostagem são formas de despertar a consciência ambiental e estimular o interesse por práticas sustentáveis desde cedo”, explica Elisângela Ferreira Sentanin, docente do Ensino Básico, Técnico, Tecnológico (EBTT) do CAU. A iniciativa vai além do aprendizado em sala de aula, pois também busca envolver as famílias e demonstrar como a Ciência pode transformar a realidade das pessoas. A prática educativa reforça o compromisso da Universidade em promover o diálogo entre o meio acadêmico e a comunidade.

A compostagem integra as ações de divulgação científica de um projeto conectado a uma rede nacional de pesquisa sobre plantas orgânicas, coordenada por Márcio Weber Paixão, docente do Departamento de Química (DQ) da UFSCar. Essa rede reúne cinco universidades federais – além da UFSCar, as universidades federais de Santa Catarina (UFSC), Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Goiás (UFG) – para o desenvolvimento de novos produtos e processos de controle fitossanitário, com foco em biodefensivos.

Os biodefensivos são alternativas sustentáveis aos herbicidas comerciais, que, muitas vezes, apresentam alto impacto ambiental e na saúde humana. “A ideia é desenvolver compostos inovadores que utilizem resíduos renováveis, como biomassa de madeira e cana-de-açúcar, para combater plantas planejadas de maneira eficiente e ecológica. O objetivo é criar produtos seletivos, que protejam as culturas agrícolas sem deficiências no meio ambiente “, destaca Paixão. Ao contribuir para práticas agrícolas mais sustentáveis, o projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente ao ODS 2, que busca a erradicação da fome e o avanço de uma agricultura sustentável.

Mais informações sobre o projeto em rede estão disponíveis no Portal da UFSCar, em bit.ly/ufscar-daninhas . Confira a reportagem em vídeo sobre o “Pequenos Cientistas” no canal do YouTube da UFSCar ( youtube.com/watch?v=m8niCj1ekOs ).

Fonte: São Carlos Agora. Leia o artigo original: Projeto no Colégio de Aplicação da UFSCar envolve crianças na prática de compostagem

Adicionar aos favoritos o Link permanente.