What If…?: por que ainda vale ver a 3ª e última temporada

Quando a série animada What If…? (ou O Que Aconteceria Se…?) estreou em 2021, havia uma grande expectativa sobre os rumos do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), pois os fãs, em plena pandemia, ainda se recuperavam do “luto” de Vingadores: Ultimato e também estava curiosos sobre a expansão da Marvel Studios para o streaming do Disney+ na chamada Saga do Multiverso. Após um segundo ano irregular, que muitos até deixaram de ver, fica a pergunta: por que ainda vale ver a última temporada, a terceira, que estreia no domingo (22)?

Antes de falar sobre os cinco pontos que ainda podem valer a audiência, vamos apenas recordar algumas coisas importantes sobre as duas temporadas anteriores. E claro, dizer sobre o que é What If…?: assim como a revista que nasceu em 1977, a animação veio para mostrar diferentes versões de personagens clássicos em situações inusitadas nas diferentes Terras do Multiverso Marvel.

 

Depois que WandaVision e Loki abriram as portas do Multiverso Marvel no streaming Disney+, What If…? serviu como um complemento da Saga do Infinito, trazendo os personagens que todos já sentiam falta; e também começou a preencher as Terras alternativas que ninguém ainda tinha visto o suficiente para sequer se importar em salvá-las nas fases seguintes.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Tecnicamente bem executada, inclusive com dublagens dos atores originais, a primeira temporada de What If…? na verdade serviu mais como uma alento para matar as saudades da Saga do Infinito do que exatamente preencher o estofo das Terras alternativas.

Na verdade, talvez o público não estivesse pronto para deixar o capítulo anterior para trás, ainda mais por conta do hiato de produções causado pela pandemia e pela falta de planejamento após a expansão megalomaníaca da Marvel Studios no Disney+ — as pessoas estavam acostumadas a ver dois ou três filmes por ano em uma sequência cronológica baseada na escalada de Thanos ao poder.

Quando a segunda temporada de What If…? veio, em 2023, muita gente estava desanimada com os rumos da Saga do Multiverso e até se falava em “fadiga dos super-heróis”. A trama, dois anos depois, nem mesmo se conectava mais com as expectativas e a cronologia que os fãs tinham em mente. E, para piorar, a baixa qualidade do roteiro e repetição de temas afastou muitos expectadores.

E eis que agora estamos aqui, às vésperas da estreia da terceira e última temporada. E o que podemos esperar? Bem, a partir das prévias, o Canaltech aponta cinco pontos que podem salvar a animação e, de repente, ainda empolgar quem deixou a atração para trás a ver a conclusão das observações que o Vigia Uatu vem fazendo desde 2021.

1872

Imagem: Reprodução/Marvel Studios

Depois que o aclamado escritor de Sandman, Neil Gaiman, projetou os personagens da Marvel durante o reinado de Elizabeth I na Terra do especial 1602, a Casa das Ideias se empolgou e fez uma outra versão em pleno Velho Oeste, em 1872.

A minissérie especial trouxe boas ideias, como o Xerife Steve Rogers tentando limpar a cidade da corrupção causada pelo cassino do Rei do Crime. Embora não seja tão inspirada quanto 1602, a trama se provou divertida e acima da média.

X-Men

Imagem: Reprodução/Marvel Studios

Quem viu X-Men ‘97 não tem dúvidas de que a animação que continua o desenho noventista é o melhor lançamento da Marvel Studios durante a Saga do Multiverso. E enquanto a segunda temporada não estreia, What If…? pode ser uma boa para celebrar o sucesso da atração.

Isso porque um dos episódios trará Tempestade como a Deusa do Trovão, algo que já aconteceu nos quadrinhos e que foi relembrado recentemente durante a atual fase de Odinson nos quadrinhos, no título Immortal Thor.

Personagens das novas fases

Imagem: Reprodução/Marvel Studios

Embora os fãs gostem mais dos integrantes clássicos dos Vingadores, a terceira temporada traz alguns dos novos rostos que fazem parte das atrações mais recentes. Além de deixar para trás a repetição vista na segunda temporada, é uma boa oportunidade para apresentar essas figuras de uma forma despretensiosa.

Teremos, por exemplo, episódios com as participações de Agatha Harkness, de WandaVision e Agatha Desde Sempre; e do Guardião Vermelho, de Viúva Negra e do vindouro Thunderbolts*.

O Multiverso que o MCU precisa

Imagem: Reprodução/Marvel Studios

O Multiverso Marvel, mesmo nos quadrinhos, não é assim tão vasto e conhecido como o da DC Comics. Na verdade, a Marvel Comics só começou a preencher melhor suas várias Terras mais recentemente, justamente porque o MCU também precisa de mais estofo.

Então, nessas três temporadas, ao final, será possível, enxergar melhor quais são as Terras e as razões pelas quais os fãs devam se importar com os filmes que vão ameaçá-las (Avengers: Doomsday) e salvá-las (Avengers: Secret Wars).

Final da trama nos leva ao próximo passo

Imagem: Reprodução/Marvel Studios

A presença de um episódio especial sobre o Guardião Vermelho e da Terra da realidade de 1872 nos dizem alguma coisa sobre as intenções da Marvel Studios com a terceira temporada de What If…?, em especial o fato de que a companhia já adiantar elementos a serem explorados nas próximas atrações.

O Guardião Vermelho terá destaque em Thunderbolts*; e 1872 possivelmente será uma das Terras presentes na realidade conhecida como Batlleworld, o Mundo Bélico que provavelmente será criado por Doutor Destino em Avengers: Doomsday, assim como aconteceu nos quadrinhos.

Quando estreia a terceira temporada de What If…?

What If…? ou O Que Aconteceria Se…?, em sua terceira temporada, terá oito episódios lançados diariamente após a estreia.

A atração chega ao streaming Disney+ em 22 de dezembro.

  • Inscreva-se no Canaltech Ofertas e receba as melhores promoções da internet diretamente no seu celular!

Leia mais:

  • Marvel reconhece oficialmente o 1º herói de seu universo após 85 anos
  • Marvel 85 Anos | Conheça a “história secreta” da Marvel Studios
  • 10 perguntas que ainda estão sem respostas no MCU

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.