A Toyota registrou no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) uma nova tecnologia que promete facilitar a vida de quem precisa pintar o carro após um dano ou, até mesmo, trocar parcial ou completamente a cor de um veículo. E quer fazer isso sem repintura ou uso de recursos como o chrome delete.
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Batizada com o nome “Modulador de Cores”, a tecnologia vem sendo trabalhada pela marca desde 2022, mas apenas no último dia 19 de março recebeu a patente dos órgãos competentes nos Estados Unidos.
Segundo os registros oficiais do USPTO, a fórmula da tinta desenvolvida pela Toyota poderá mudar a cor do carro dependendo da forma com que ele for exposto à luz e ao calor. Isso facilitaria, na visão da marca, o trabalho de quem precisa repintar partes do carro ou, então, trocar de cor, após enjoar da original.
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O processo mostra que o carro com a tinta especial precisa entrar em uma espécie de túnel e, lá dentro, é submetido a diversas ondas de calor. Enquanto o carrro esquenta, um dispositivo com o modulador de cores, que conta com diversas luzes, passa sobre toda a superfície do carro para completar o processo da alteração de tom.

Toyota não copiou a BMW
A tecnologia que promete trocar a cor da pintura do carro é algo que já foi trabalhado pela BMW e, inclusive, mostrado ao público durante a CES 2022.
De acordo com os registros de patente da Toyota, porém, o processo é totalmente diferente do que foi batizado pela montadora alemã de E Ink.
No caso da BMW, a tecnologia E Ink utilizava um processo chamado de eletroforese. Ele consistia em compor a carcaça do carro em milhões de microcápsulas com diâmetro equivalente à espessura de um fio de cabelo humano.
Cada uma dessas microcápsulas contém pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva, que podem ser alterados conforme o comando do motorista.
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