Lona cultural de Anchieta, na Zona Norte, vira areninha

Rio de Janeiro – A entrega da primeira etapa das obras da Areninha Cultural Carlos Zéfiro, em Anchieta, na Zona Norte, será neste sábado (28/12), às 10h. As areninhas são equipamentos que proporcionam mais conforto e segurança para o público, os artistas e os funcionários. 

Criada em 1999, essa era a última unidade da rede de equipamentos municipais que ainda mantinha a estrutura de tenda, sendo a nona lona a migrar para o formato de areninha. Somente entre 2022 e 2024, a Prefeitura do Rio readequou e transformou cinco outras antigas lonas culturais da cidade em areninhas.

A Carlos Zéfiro foi contemplada no programa Cultura do Amanhã, maior investimento da história na revitalização de equipamentos culturais geridos pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Na primeira etapa da requalificação, a unidade ganhou espaço multiuso, cantina, bilheteria e praça.

As obras seguirão até maio de 2025 e incluem a implantação de uma estrutura com climatização e tratamento acústico em substituição à tenda, acessibilidade total, nova fachada, reforma  de toda a área externa, ampliação de camarins e da administração, além da criação de uma sala de ensaio. O investimento total é de R$ 3.206.288,29, com orçamento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Ainda no formato de lona, a Carlos Zéfiro já foi palco para shows de diferentes artistas, desde talentos locais até estrelas da MPB. Com sua nova estrutura, a expectativa é de que o espaço seja potencializado como propulsor de arte e cultura, atendendo às mais diversas linguagens artísticas, e garantindo ao público, aos artistas e aos funcionários mais conforto e segurança. Como equipamento de território, também é vocacionado ao lazer, ao encontro e às trocas sociais.

O nome da areninha é uma homenagem a Alcides Aguiar Caminha, que adotou o pseudônimo de Carlos Zéfiro. Ele residiu em Anchieta e foi autor de pequenas revistas de bolso com conteúdo adulto, publicadas com grande sucesso nas décadas de 1950 e 1960.  

Sobre as areninhas do Rio de Janeiro

Com a transformação das lonas culturais em areninhas, resultando em mais conforto e segurança, a antiga tenda é substituída por uma estrutura metálica moderna, equipada com tratamento acústico que minimiza os ruídos, proporcionando mais tranquilidade à vizinhança.

Outra melhoria significativa é a climatização, que torna o espaço adequado para enfrentar as altas temperaturas do Rio de Janeiro. Além disso, as areninhas contam com dependências amplas, oferecendo uma infraestrutura mais funcional e acolhedora. 

As demais lonas culturais transformadas em areninhas foram: Areninha Cultural Gilberto Gil – Realengo; Areninha Cultural Hermeto Pascoal – Bangu; Areninha Cultural Renato Russo – Ilha do Governador; Areninha Cultural Sandra Sá – Santa Cruz; Areninha Cultural Herbert Vianna – Maré; Areninha Cultural João Bosco – Vista Alegre; Areninha Cultural Terra – Guadalupe; Areninha Cultural Jacob do Bandolim – Pechincha.  

Programa Cultura do Amanhã

O programa Cultura do Amanhã é a maior iniciativa de reforma e revitalização já realizada pela Prefeitura do Rio na sua rede de equipamentos culturais. Com um investimento superior a R$ 75 milhões, o projeto tem garantido a modernização e requalificação de diversos espaços, como teatros, museus, centros culturais, arenas e areninhas.

Por meio dessa iniciativa, a Secretaria Municipal de Cultura reafirma seu compromisso com a valorização e o acesso à cultura na cidade, proporcionando infraestrutura de qualidade para a produção e aproveitamento dos eventos culturais por cariocas e visitantes do Rio.

O post Lona cultural de Anchieta, na Zona Norte, vira areninha apareceu primeiro em Diário Carioca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.