O que fazer após beber demais nas festas de final de ano?

Com a temporada de festas de final de ano, como o réveillon, há quem exagere nas bebidas alcoólicas. No dia seguinte, a ressaca é praticamente uma regra, com muita dor de cabeça, náuseas, fadiga, desidratação e até picos de ansiedade. Diferentes estratégias podem reduzir os danos do álcool (do espumante, da cerveja ou do vinho), como beber água ou mesmo fazer atividade física leve, como explica uma médica endocrinologista.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Quanto tempo durou a ressaca mais longa já registrada pela ciência?
  • Por que as pessoas sentem ressaca?

Antes de seguir, é preciso deixar claro que não há uma cura milagrosa para a ressaca, mesmo que alguns produtos disponíveis no mercado se proponham a isso. Um importante segredo é manter o corpo hidratado, o que pode ser feito com água e isotônicos.

A dieta também pode ajudar a reduzir os sintomas da ressaca. “Coma alimentos leves e ricos em potássio [como banana, feijão e nozes], descanse adequadamente, tome café moderadamente e uma dose de vitamina C pode dar uma força [na recuperação]”, sugere a médica endocrinologista Lanna Gomes, que é parte do centro clínico do Órion Complex, em Goiânia.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Aliada contra os excessos das festas de fim de ano 

Há poucas pesquisas sobre os efeitos da atividade física em manhãs de ressaca, mas colocar o corpo em movimento, de forma leve e moderada, tende a ser uma boa maneira de aliviar alguns dos sintomas indesejados, desde que o corpo esteja novamente hidratado. Caso contrário, o suor do exercício pode piorar ainda mais a desidratação.

Exercícios leves podem ajudar”, sugere a médica, especialista em saúde metabólica. Afinal, “a atividade física aumenta a circulação sanguínea e a liberação de endorfinas, o que pode melhorar um pouco o humor e diminuir aquela dor de cabeça chata”, acrescenta Gomes.

Caminhada e outras atividades físicas leves podem ajudar na recuperação após ressaca e elevada ingestão de álcool, além da hidratação do corpo (Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels)

Em relação às endorfinas, vale explicar que esses hormônios (ou neuro-hormônios) são produzidos pelo cérebro e podem funcionar como uma espécie de “analgésico natural”. Entretanto, este efeito não é milagroso e nem vai curar toda a ressaca. 

Melhores exercícios físicos para a ressaca

Caminhada leve, alongamentos suaves, exercícios de yoga bem tranquilos, pedalar sem muito esforço são algumas atividades que não exigem muito do corpo — já prejudicado — e ajudam na circulação, sem estressar demais o organismo”, orienta a médica sobre as melhores atividades físicas, após beber álcool demais.

Por outro lado, “nada de crossfit, corrida intensa, musculação pesada ou outros esportes de alto impacto, porque o corpo já está desidratado e em recuperação”, destaca. “Exercícios intensos podem piorar a desidratação e até causar acidentes”, reforça sobre a dica para quadros de ressaca.

Atividade física e risco de ressaca

Para evitar a próxima resseca ou pelo menos reduzir os danos, vale olhar para um estudo feito com jovens universitários nos Estados Unidos e publicado na revista Addictive Behaviors. Na pesquisa, os cientistas da Universidade de Houston analisaram dados de 1,6 mil estudantes em relação à prática de atividade física, ao consumo de álcool e à ocorrência de ressacas.  

Segundo os autores, os jovens que bebiam mais tinham ressaca com mais frequência e maior gravidade. No entanto, aqueles que realizavam exercícios físicos de alta intensidade, de forma regular, como corrida, apresentavam ressacas mais leves. Embora mais estudos sejam necessários, esta parece ser uma boa estratégia para quem sofre regularmente com o problema.

Além da prática regular de atividade física e moderar a ingestão de álcool, outra dica importante para evitar a ressaca após os excessos do final de ano é intercalar bebidas alcoólicas com copos de água. É uma medida simples, que reduz a desidratação do organismo. Assim, 2025 pode chegar mais leve!

Leia mais:

  • Alguns minutos de atividade física têm efeito direto na memória e no cérebro
  • Gamers que começam cedo podem desenvolver vício em jogos precocemente
  • Café e chá podem reduzir o risco de câncer, diz estudo

VÍDEO: O que causa enjoo de ressaca? Tem como curar?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.