O que mudou no WhatsApp em 2024? Conheça 4 novidades

O WhatsApp anunciou uma série de novidades no aplicativo ao longo de 2024. Além do chatbot Meta AI,que se destacou por levar inteligência artificial (IA) ao aplicativo, outros recursos lançados no ano modificaram a forma como usuários interagem no app

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • 8 recursos do Instagram que foram lançados em 2024
  • Como conversar com a Meta AI? Conheça 5 prompts úteis para o chatbot

A seguir, o Canaltech reúne algumas dessas funções. Confira:

  • Inteligência Artificial com Meta AI
  • Mais opções de personalização
  • Alertas de rascunho e lembretes nas conversas
  • Eventos, transcrição de áudio e mais

Novidades do WhatsApp em 2024

Confira, na lista abaixo, algumas das principais novidades anunciadas pelo mensageiro ao longo do ano.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

1. Inteligência Artificial com Meta AI

A Meta AI foi a principal novidade anunciada pelo WhatsApp em 2024. O chatbot, que é integrado ao mensageiro e a outros apps da Meta, serve como um assistente virtual e pode ser usado para criar textos, tirar dúvidas e gerar imagens, por exemplo.

A ferramenta, no entanto, não foi o primeiro recurso de IA liberado no aplicativo neste ano. Em maio, o mensageiro lançou uma função para criar de figurinhas usando inteligência artificial. Contudo, a ferramenta enfrentou algumas polêmicas relacionadas à privacidade e foi suspensa do aplicativo em meados de julho.

Mão segurando um celular com o Meta AI do WhatsApp aberto
A Meta AI foi lançada incialmente no WhatsApp em outubro de 2024 (Imagem: André Magalhães/Canaltech)

2. Mais opções de personalização

Outra grande novidade do mensageiro foram os recursos de personalização anunciados em 2024. Em outubro, a opção nativa para selecionar temas apareceu na versão Beta do mensageiro para Android. A função permite trocar a cor do WhatsApp, fugindo do tom de verde padrão do aplicativo. A novidade, no entanto, ainda não chegou até a versão padrão do mensageiro.

Além disso, outro recurso que permite customizar o app são as listas para organizar conversas. Com elas, usuários podem categorizar os contatos e separá-los em listas de amigos, contatos de trabalho e família, por exemplo.

3. Alertas de rascunho e lembretes nas conversas

Quem é do tipo que escreve uma mensagem e esquece de enviar pode aproveitar dois novos recursos do WhatsApp para evitar esses mal entendidos.

Em novembro, o mensageiro passou a exibir um alerta em verde para indicar quando uma mensagem foi esquecida em rascunho. Quando o texto não é enviado, a conversa aparece no topo da página inicial do app para chamar a atenção do usuário. Assim, é mais fácil completar a mensagem e enviá-la ao contato.

Já em dezembro, o WhatsApp liberou outro recurso na versão Beta do app para enviar lembretes e alertar quando contatos com quem você possui mais interação ficarem muito tempo sem resposta no app.

Foto de um celular com o WhatsApp aberto enquanto transcreve um áudio
WhatsApp ganhou transcrição nativa de mensagens de voz em 2024 (Imagem: André Magalhães/Canaltech)

4. Eventos, transcrição de áudio e mais

Outros recursos anunciados em 2024 também expandiram o leque de ferramentas do mensageiro. É o caso dos eventos das comunidades: com eles, usuários podem marcar encontros online ou presenciais com um grande grupo de pessoas e em poucos passos.

Vale mencionar que o app também liberou a transcrição de áudios na plataforma este ano, permitindo que usuários descobrissem o conteúdo das mensagens de voz sem necessariamente precisar dar o play no áudio. 

Além disso, outra função que vale a pena destacar é o recurso para desfazer o “apagar para mim”. Com ele, é possível reverter a exclusão de uma mensagem já enviada na conversa.

Veja mais do Canaltech:

  • 10 coisas para fazer no WhatsApp, além de enviar mensagens
  • 9 coisas novas que chegam ao Android em 2024
  • Os 5 melhores novos recursos do iOS 18

VÍDEO: 10 Coisas que você NÃO deve fazer com o seu celular

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.