Roubo de cabos da Supervia prejudica transporte no Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO – A Supervia, concessionária dos trens urbanos do Rio de Janeiro, registrou o furto de mais de 62 quilômetros de cabos de janeiro a novembro de 2024.

Os furtos impactam diretamente os passageiros e a operação do sistema ferroviário, que atende cerca de 300 mil pessoas por dia útil. Apesar da redução em relação a 2023, quando 85 km de fios foram roubados, os crimes ainda representam um desafio significativo.

No último dia 17, usuários do ramal Belford Roxo enfrentaram nove estações fechadas por cerca de 10 horas. Criminosos roubaram 600 metros de cabos de energia durante a madrugada, próximo à Pavuna, Zona Norte. Segundo a concessionária, pelo menos 10 homens armados participaram do crime.

Prejuízo financeiro e impacto nos passageiros

O roubo de cabos compromete a operação de uma malha ferroviária com 270 km de extensão, que conta com cinco ramais, três extensões e 104 estações. A Supervia destacou que, além de prejuízos financeiros, os crimes afetam diretamente o cotidiano dos passageiros, gerando atrasos e transtornos.

Em 2024, houve avanços na segurança. A Supervia passou a usar uma tecnologia de cerâmica com nanomarcadores que inviabiliza o valor comercial dos fios e facilita a identificação de sua origem, mesmo em casos de queimaduras ou raspagens realizadas pelos criminosos.

Investimento em segurança e reorganização do sistema

A concessionária aumentou o número de colaboradores e agentes do Proeis (Programa de Integração de Segurança). Além disso, um acordo judicial homologado pela 6ª Vara Empresarial da Capital prevê um período de transição de gestão dos trens urbanos até a realização de uma nova licitação, estimada para durar entre seis e nove meses.

O processo de reorganização contará com um investimento total de R$ 450 milhões, sendo R$ 300 milhões provenientes do Governo do Estado e R$ 150 milhões da Supervia. A empresa afirmou que o reforço na segurança é essencial para mitigar os impactos dos furtos e garantir a continuidade dos serviços.

Dados recentes e ações futuras

Os registros mostram que os crimes diminuíram, mas continuam alarmantes. Em comparação, os 62 km de cabos furtados em 2024 seriam suficientes para dar quase oito voltas na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. A Supervia e as autoridades públicas trabalham em conjunto para reduzir esses números e melhorar a segurança na operação ferroviária.

Entenda o caso: roubos de cabos na Supervia

  • Furtos recorrentes: De janeiro a novembro de 2024, mais de 62 km de cabos foram roubados.
  • Impacto nos passageiros: Estações fechadas e atrasos afetam o cotidiano de 300 mil usuários.
  • Tecnologia de segurança: Uso de nanomarcadores torna os cabos comercialmente inviáveis.
  • Nova licitação: Gestão será reorganizada em até nove meses com R$ 450 milhões em investimentos.

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