Além de Bertioga, outras praias não terão queima de fogos no Ano-Novo

São Paulo — Bertioga não é a única cidade do litoral de São Paulo que cancelou a queima de fogos no Réveillon deste ano. As prefeituras de Praia Grande, Itanhaém e Mongaguá também não terão o tradicional show pirotécnico de fim de ano.

A Prefeitura de Bertioga explicou que, ao tomar sua decisão sobre não realizar a queima de fogos, levou em consideração que os fogos de artifício, principalmente os de grande impacto, podem causar desconfortos em pessoas no espectro autista, que frequentemente apresentam hipersensibilidade auditiva. A gestão municipal informou que entendeu ser mais interessante investir a verba na Parada de Natal, que aconteceu no último dia 21 de dezembro.

Praia Grande informou que, levando em consideração as manifestações públicas de moradores devido aos efeitos negativos dos fogos em pessoas do espectro autista, animais de estimação, idosos e acamados, não irá realizar a queima de fogos neste Ano-Novo.

Nos sites das prefeituras de Itanhém, Mongaguá e Ubatuba, ou nas redes sociais dos municípios, não há informações sobre qualquer programação de Réveillon. O Metrópoles tenta contato com as gestões, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem.

Praias que terão queima de fogos

Outras praias do litoral paulista como Santos, Guarujá e São Vicente vão manter a tradição da queima de fogos na virada de 2024 para 2025. Além do show pirotécnico, as prefeituras planejaram fogos de artifício com ruídos reduzidos ou sem ruídos.

O Réveillon em Santos terá, além de 14 minutos de queima de fogos, o show Clássicos do Rock, que reúne uma banda formada por artistas da Cidade com a Sinfônica de Santos. A prefeitura do município informou que o show pirotécnico utilizará artefatos de baixo ruído, conhecidos como ‘fogos de vista’, que produzem efeito principal nas cores e brilhos, com impacto sonoro secundário.

No Guarujá, a queima de fogos irá durar 20 minutos. Segundo a prefeitura, os fogos de artifício não têm efeito final de estampido, ou seja, o espetáculo não terá ruídos.

Zelando pelo bem-estar da população e dos animais, a Prefeitura de São Vicente anunciou um show de fogos de artifício de 13 minutos sem estampido, ou seja, sem poluição sonora.

Os fogos de artifício sem estampido vão iluminar o céu de Ilhabela com segurança e conforto para todos, de acordo com a prefeitura do município. Além disso, DJs e bandas irão animar diversas praias da cidade em shows gratuitos.

Cerca de quatro toneladas de fogos de artifícios sem estampido (apenas efeitos, sem barulho de morteiros) fazem parte da queima de fogos em Caraguatatuba, que será realizada em três pontos diferentes da cidade.

Além de show do Barões da Pisadinha, a Prefeitura de Cubatão anunciou 15 minutos de queima de fogos à beira-mar. Serão duas toneladas de fogos de artifício sem estampido que colorirão o céu da cidade, segundo a gestão.

Em São Sebastião, o tradicional show pirotécnico (sem estampidos) deve rolar por, em média, 8 minutos em diferentes pontos da cidade. A prefeitura considerou a inclusão àquelas sensíveis aos barulhos e estrondos, e também aos animais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.