Corredores que usam tênis com solado grosso têm maior chance de se machucar

Um estudo da Universidade da Flórida publicado em dezembro descobriu que corredores que usam tênis com solado grosso têm mais probabilidade de se machucar do que aqueles que usam tênis mais baixos. Publicada em dezembro na revista científica Frontiers in Sports and Active Living, é uma das maiores e mais abrangentes pesquisas do gênero.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Ficar muito tempo sentado prejudica até pessoas jovens e ativas, aponta estudo
  • Chocolate amargo reduz em 21% o risco de desenvolver diabetes tipo 2

Além da descoberta sobre o impacto do solado nas lesões, a pesquisa também descobriu que corredores que usavam os calçados de solas grossas não identificam com precisão como os pés aterrissam a cada passo, o que provavelmente reflete nas altas taxas de lesões.

Segundo os pesquisadores, calçados mais planos estão associados a menos lesões, e provavelmente são a melhor opção para a maioria dos corredores.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Isso se deve ao aumento da dificuldade em sentir o solo a cada pisada, proporcionado pelos grandes solados. Da mesma maneira, solados mais finos ajudam o indivíduo a entender a mecânica de sua passada e a pisar de forma controlada.

Leia também: por que consumir vários vídeos curtos deteriora a saúde mental?

A pesquisa

Para chegar a essa conclusão, foram analisados dados de mais de 700 corredores, compilando seis anos de informações sobre o tipo de calçado e histórico de lesões dos corredores.

Além disso, também foram registrados dados objetivos sobre a marcha de corrida, por meio de esteiras especializadas e vídeos de captura de movimento. 

Assim, ficou claro que calçados com solas mais grossas confundem os corredores quanto sua marcha, o que está fortemente atrelado a lesões.

“Os corredores que detectavam corretamente a pisada no meio ou antepé tinham calçados muito diferentes: um desnível menor do calcanhar aos dedos, mais leves, e com a parte dos dedos mais larga”, disse a principal autora do estudo, Heater Vincent, em comunicado à imprensa.

Agora, o objetivo dos pesquisadores é realizar estudos controlados para ver se a mudança do tipo de calçado afeta a precisão dos corredores na detecção do impacto do pé e nas taxas de lesões. Isso ajudará a identificar a verdadeira causa das lesões mais comuns e sugerir melhorias.

Leia também:

  • Queda de cabelo? Médicas explicam o que isso pode dizer sobre sua saúde
  • Gamers que começam cedo podem desenvolver vício em jogos precocemente
  • Sachês de chá podem liberar centenas de milhares de microplásticos

VÍDEO: TOP 4 MELHORES SMARTWATCH para corredores!

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.