Em reviravolta, Mike Johnson é reeleito presidente da Câmara dos EUA

Deputado republicano pela Louisiana desde 2017, Mike Johnson foi reeleito, em primeiro turno, à presidência da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos nesta sexta-feira (3/1). O parlamentar obteve o apoio do presidente eleito dos EUA, Donald Trump e, mesmo assim, passou por uma votação acirrada com reviravoltas, após racha no Partido Republicano.

“Boa sorte hoje para o presidente da Câmara Mike Johnson, um homem excelente e de grande habilidade, que está muito perto de ter 100% de apoio. Uma vitória para Mike hoje será uma grande vitória para o Partido Republicano, e mais um reconhecimento da nossa eleição presidencial mais importante em 129 anos!! – Uma grande afirmação, de verdade!”, escreveu Trump em sua rede social, Truth Social.

Para um parlamentar ser eleito presidente da Câmara nos EUA, ele precisa ter a maioria absoluta dos parlamentares da Casa, ou seja, 218 votos. No primeiro momento da votação, Johnson conquistou 216 votos, enquanto o democrata Hakeem Jeffries recebeu 215.

A dificuldade inicial de Johnson aconteceu pois os deputados republicanos Ralph Norman, da Carolina do Sul, e Keith Self , do Texas, haviam votado em outros candidatos. Mas, após conversarem com o presidente fora do plenário, enquanto a votação ainda estava aberta, mudaram seus votos. Isso garantiu que o republicano conquistasse os 218 votos necessários para a reeleição.

Nos Estados Unidos, o primeiro passo para a série de posses que começa em janeiro de 2025, após um ano eleitoral, é a eleição do presidente da Câmara. É somente a partir daí que os membros da Câmara agora podem ser formalmente empossados.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, será empossado no dia 20 de janeiro deste ano.

No caso do Senado, não há eleição para presidente, pois quem ocupa a função é o vice-presidente da República, no caso de Trump o nome é J.D. Vance.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.