Mais de 100 estrangeiros de 25 países conheceram pesquisas sustentáveis na Embrapa São Carlos

Mais de 100 estrangeiros de 25 países conheceram pesquisas sustentáveis na Embrapa São CarlosASSESSORIA DE IMPRENSA

Os sistemas integrados de produção continuam atraindo a atenção internacional. O foco é conhecer a experiência brasileira para a descarbonização da pecuária e as tecnologias que contribuem para a mitigação dos Gases de Efeito Estufa (GEE).

Em 2024, a Embrapa Pecuária Sudeste, localizada em São Carlos, recebeu 17 missões estrangeiras de 25 países dos cinco continentes: África (4%), Ásia (24%), América (44%), Europa (24%) e Oceania (4%). A maioria dessas delegações visitou as áreas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) da Fazenda Canchim, tanto com gado de leite, como gado de corte.

No total, foram 114 visitantes internacionais, de diversos países: Argentina, Alemanha, Austrália, Canadá, Chile, China, Colômbia, Egito, Equador, EUA, Guatemala, Holanda, Índia, Irã, Irlanda, Japão, México, Paquistão, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte) e República Dominicana.

Segundo o articulador internacional, o pesquisador Alberto Bernardi, o centro de pesquisa apresentou a essas comitivas os resultados brasileiros nos sistemas sustentáveis de produção e as tecnologias de Pecuária de Precisão utilizadas para monitoramento da pastagem e dos animais e os dados obtidos. Algumas visitas tiveram foco na conversão de pastagens degradadas, bioeconomia, melhoramento genético de gramas, sanidade animal, biotecnologia (marcadores genômicos) e vitrine de forrageiras.

Para Bernardi, essas missões sempre trazem com elas a oportunidade de articulação de parcerias para o estabelecimento de cooperação técnica entre a Embrapa e instituições governamentais, privadas e institucionais.

Atualmente, de acordo com José Alberto Portugal, gestor de transferência de tecnologias, na Embrapa Pecuária Sudeste, há memorando de entendimento (MOUs) com Universitá di Bologna (Itália), University of Florida (EUA), Texas A&M (EUA) e University of Iowa (EUA). Há um acordo de transferência de material (ATM) com a Universidade de Queensland (Austrália), e Projetos de Cooperação Científica (PCC) com a Universidade de Lisboa (Portugal) e a instituição DryGrow (Liechtenstein).

Fonte: São Carlos Agora. Leia o artigo original: Mais de 100 estrangeiros de 25 países conheceram pesquisas sustentáveis na Embrapa São Carlos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.