BYD isenta híbridos de IPVA como resposta à nova lei em SP

O governo de São Paulo divulgou recentemente a regulamentação da Lei 18.065, cujo texto trata diretamente da isenção de IPVA para os proprietários de carros híbridos. A notícia, que a princípio agradou a marcas como BYD e Fiat, por exemplo, na verdade, tem uma “pegadinha” que muitos não se atentaram, mas acabou deixando os clientes dessas e de outras fabricantes “na mão”.

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Segundo o que foi aprovado, não são todos os carros híbridos que terão direito ao benefício: apenas híbridos flex ou, então, aqueles movidos a hidrogênio ou somente a etanol estão isentos do pagamento do IPVA em 2025 — desde que sejam produzidos dentro do estado de São Paulo.

Dessa forma, os novos Pulse e Fastback, da linha Fiat Hybrid, por exemplo, não se encaixam na nova regulamentação, tampouco os modelos da BYD que vêm acumulando emplacamentos desde que foram lançados por aqui, como Song Plus, Song Pro e King.


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A justificativa do governador, em tese, foi para fortalecer a indústria local. “Eu tenho a GM que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a GWM que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a Toyota que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a Volkswagen que vai produzir híbrido em São Paulo. A gente não vai dar isenção de IPVA para carro que vai ser produzido na Bahia ou no exterior”, avisou, em coletiva.

Apenas modelos híbridos da Toyota estão isentos de IPVA em São Paulo (Imagem: Divulgação/Toyota)

BYD isenta clientes do IPVA por conta própria

A BYD, ao ver que somente os carros da Toyota — Corolla e Corolla Cross — foram agraciados pela regulamentação do governo de SP com a isenção do pagamento do IPVA aos seus clientes, tomou uma decisão importante, anunciada nesta segunda-feira (6).

A marca chinesa confirmou que toda a linha de híbridos plug-in à venda no Brasil será isenta de IPVA em 2025. Assim, quem comprar King, Shark, Song Plus, Song Plus Premium ou Song Pro não precisará arcar com o pagamento do tributo nesse ano.

Assim como no caso da regulamentação do governo de SP, porém, há uma “pegadinha”: apenas os clientes que comprarem o carro em janeiro, em todo o Brasil, estarão livres da alíquota. Isso significa que, quem já é dono de um BYD híbrido, terá que arcar novamente com o IPVA.

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