NVIDIA DLSS 4 oferece ganhos de mais de 8x em jogos nas RTX 50

Com o anúncio das GeForce RTX 50, a NVIDIA também revelou o DLSS 4, que chega com uma novidade, o Multi Frame Generation, além de melhorias aos outros recursos já presentes no pacote. A maior novidade, como é de se esperar, será exclusiva das novas placas de vídeo.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Entenda a nomenclatura das placas de vídeo Nvidia GeForce
  • RTX 4060 vs RTX 3060 | Qual é a melhor GPU para jogar em Full HD?

A cada nova geração de RTX, a NVIDIA traz uma novidade ao pacote DLSS, com tecnologias exclusivas para cada geração. Assim como o gerador de quadros chegou somente para as RTX 40, o Multi Frame Generation estará disponível só para as RTX 50.

 

Benefícios do Multi Frame Generator do DLSS 4

Como o nome sugere, o “gerador de múltiplos frames” (em uma tradução livre) faz exatamente isso, gera múltiplos frames, mais especificamente três quadros criados por IA, entre os quadros renderizados pela GPU. Diferente da primeira geração da tecnologia, que criava um quadro artificial entre os reais.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Graças a nova arquitetura Blackwell e a evolução nos núcleos Tensor, responsáveis por executarem workload de IA, ao ativar a novidade do DLSS 4, é possível ter grande ganho de performance.

A NVIDIA exemplifica o ganho em Cyberpunk 2077, com uma GeForce RTX 5090 rodando o game em 4K, com preset e ray tracing na qualidade máxima, elevando o desempenho médio abaixo de 30 FPS rodando nativamente, para cerca de 240 FPS com o DLSS 4.

Note curiosa: sim, uma RTX 5090 não consegue entregar 30 FPS em CP2077 nessas condições sem o recurso, segundo a própria NVIDIA.

 

DLSS 4 potencializa o desempenho das RTX 50 em jogos

Ou seja, o DLSS 4, com sua nova tecnologia de geração de múltiplos frames, consegue entregar até mesmo cerca de 9x mais performance com a poderosa RTX 5090. Claro, esse número deve variar dependendo do game e a GPU RTX 50 usada.

A NVIDIA garante que a qualidade de imagem também acompanhará esse novo nível de desempenho extra, já que os recursos de Super Resolution e Ray Reconstruction também foram melhorados no DLSS 4. Outras otimizações interessantes foram feitas ao gerador de quadro tradicional, que agora consome menor memória de vídeo.

O DLSS 4 já conta com suporte a 75 jogos e aplicações antes mesmo de seu lançamento, que acontece no fim de janeiro com a chegada das primeiras GPUs Blackwell, a RTX 5090 e RTX 5080.

Veja mais do CTUP:

  • Intel apresenta processadores “Arrow Lake” HX e H para gamers
  • AMD anuncia Ryzen 9 9950X3D e 9900X3D com até 144 MB de cache
  • Radeon RX 9070 e RX 9060 marcam a estreia das GPUs RDNA 4 da AMD

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.