Cientistas criam bateria anti-incêndio para carros elétricos

A bateria dos carros elétricos ainda é um ponto que gera algumas discussões. Afinal, por mais que o componente tenha avançado em termos de autonomia e segurança, ainda há o receio de que a peça possa causar um incêndio. Esse risco é menor do que em um carro a combustão, mas a preocupação é válida pois é mais difícil controlar um foco de incêndio de uma bateria, por conta dos materiais atuais.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Quando volta a valer o rodízio de veículos em SP?
  • Prazo para fazer a prova prática da CNH é prorrogado pela justiça no Brasil

No entanto, há diversos estudos em andamento para que baterias mais seguras sejam feitas. Uma das soluções apresentadas é do Instituto de Ciência e Tecnologia Daegu Gyeongbuk, da Coreia do Sul. Pesquisadores têm trabalhado em uma bateria de lítio metálico que pode ser capaz de apagar um incêndio por conta própria.

Essa bateria seria uma de estado sólido, que é visto como uma alternativa aos modelos utilizados atualmente. No entanto, o projeto sul-coreano utiliza um eletrólito de polímero sólido de três camadas. Com isso, a bateria impede que o fenômeno da fuga térmica aconteça.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O fenômeno é o responsável pelos incêndios de carros elétricos serem mais intensos, embora menos frequentes, além dos materiais utilizados nas baterias atuais. Portanto, caso o projeto da Coreia do Sul avance, é possível que os carros elétricos se tornem ainda mais seguros.

Diversas empresas tem estudado as baterias de estado sólido para carros elétricos (Imagem: Reprodução/QuantumScape)

Nova bateria anti-incêndio para carros elétricos

Por ter três camadas, a bateria projetada pelos coreanos utiliza alguns materiais para evitar incêndios. É o caso do decabromodifenil etano (DBDPE), além do uso de zeólita, que aumenta a capacidade de resistência do eletrólito. Há ainda sal de lítio na composição da bateria.

Outra vantagem dessa bateria é a sua maior eficiência. Essa bateria pode receber uma recarga com potência ainda mais alta, e isso sem perder a vida útil. Com isso, mesmo depois de realizar milhares de recargas do veículo, a bateria ainda continuaria tendo uma capacidade alta.

Atualmente, os carros da BYD já contam com baterias que prometem ser mais seguras, mas que não são de estado sólido (Imagem: Divulgação/BYD)

Desafios

Apesar de as baterias de estado sólido serem apontadas como o futuro dos carros elétricos, há alguns desafios pelo caminho. Essas baterias são mais complexas de serem montadas. Algumas montadoras já têm trabalhado no desenvolvimento desses modelos de baterias, como Honda e Chery. A segunda, inclusive, tem construído uma linha de produção para baterias de estado sólido.

Resta saber se, conforme a tecnologia avança, as baterias de estado sólido terão o processo de montagem simplificado. Caso isso se torne possível, certamente esta poderá ser uma boa solução para os carros elétricos.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.