Ora-pro-nóbis com creatina e cúrcuma: suplemento realmente funciona?

A combinação de ora-pro-nóbis, creatina e cúrcuma tem ganhado destaque como um suplemento que promete benefícios variados, desde melhora na recuperação muscular e aumento da energia até redução de inflamações. Mas será que realmente vale a pena?

A nutricionista esportiva e funcional Thaís Barca, da Clínica CliNutri, em São Paulo, explica que os ingredientes podem atuar de forma complementar no organismo, contribuindo para diferentes aspectos da saúde. A cúrcuma, por exemplo, é conhecida por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a potencializar a recuperação muscular.

“Os antioxidantes da ora-pro-nóbis oferecem suporte à saúde geral, enquanto a creatina melhora o desempenho muscular, complementando os efeitos dos outros componentes. Além disso, as fibras da planta promovem a saúde intestinal e ajudam na absorção da cúrcuma, aumentando sua biodisponibilidade”, esclarece.

A profissional reforça, no entanto, que a eficácia do suplemento depende de fatores como a qualidade dos ingredientes e a regularidade no consumo.

“A cúrcuma, por exemplo, precisa conter piperina ou estar em uma fórmula mais biodisponível para ser melhor absorvida. Além disso, a combinação será mais eficaz em pessoas com alto nível de esforço físico, como atletas. Os resultados só aparecem se houver uma base nutricional adequada, com alimentação equilibrada, hidratação e bom sono”, alerta a especialista.

O nutricionista Guilherme Rodrigues Miranda, do Grupo Mantevida, também destaca os benefícios da junção dos três componentes, especialmente para praticantes de atividades físicas ou pessoas com doenças inflamatórias.

“A união do aumento da resistência muscular proporcionado pela creatina, o potencial anti-inflamatório da cúrcuma e as fibras da ora-pro-nóbis é uma grande aliada para a recuperação e a saúde intestinal”, afirma.

Thaís acrescenta que o consumo combinado pode oferecer vantagens em relação à ingestão isolada de cada ingrediente. “Um suplemento que já reúne esses componentes traz doses específicas e evita o uso excessivo de cápsulas, o que pode ser mais conveniente e eficaz”, explica.

Já a nutricionista Raquel Moreira Teixeira, também do Grupo Mantevida, pontua que os ingredientes funcionam de forma independente no organismo e não precisam necessariamente ser consumidos juntos para oferecer benefícios. “Cada suplemento tem funções distintas e pode ser consumido de forma isolada ou conjunta”, afirma.

Ela também ressalta a importância de buscar orientação profissional para ajustar a dosagem e avaliar possíveis interações medicamentosas.

Imagem mostra algumas folhas de da planta ora-pro-nóbis em fundo de madeira - Metrópoles
Ora-pro-nóbis ingerido entre as refeições pode auxiliar na saciedade e no aporte nutricional

A combinação pode gerar algum risco ou efeito colateral?

Embora a combinação de ora-pro-nóbis, creatina e cúrcuma tenha vários benefícios, o consumo deve ser feito com cautela. Para quem pensa em adotá-los na rotina, alguns fatores precisam ser avaliados.

A nutricionista Thaís alerta que, apesar das vantagens dos suplementos serem comprovadas cientificamente, o consumo inadequado ou excessivo pode causar efeitos adversos.

“A cúrcuma em excesso, por exemplo, pode causar irritação gástrica, náuseas e até interferir no funcionamento de medicamentos anticoagulantes. A creatina, em doses elevadas, pode sobrecarregar os rins, principalmente em pessoas com predisposição a problemas renais. Já o excesso de fibras da ora-pro-nóbis pode causar desconforto intestinal, como gases, cólicas ou até mesmo diarreia”, explica Thaís.

Já a nutricionista Raquel aponta que, antes de tomar suplementos, é importante levar em consideração alguns pontos, como histórico de saúde (alergias, intolerâncias, doenças pré-existentes), interações medicamentosas e avaliação da necessidade.

“Consulte um nutricionista ou médico para avaliar se você realmente precisa de suplemento. Caso não tenha nenhuma contraindicação, eles irão prescrever a dosagem e o período que deve ser consumido para que não traga riscos à sua saúde”, orienta.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.