Sheinbaum ironiza Trump e sugere chamar os EUA de “América Mexicana”

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, criticou nesta quarta-feira (8/1) as declarações do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre renomear o Golfo do México para “Golfo da América”. Em tom irônico, Sheinbaum sugeriu que os EUA deveriam ser chamados de “América Mexicana”.

“Obviamente, o Golfo do México é reconhecido pelas Nações Unidas. Mas por que não chamamos [os Estados Unidos] de ‘América Mexicana’? Nome bonito, né? Vamos chamar assim, então”, afirmou Sheinbaum em uma coletiva de imprensa, acrescentando: “América Mexicana, isso soa bem.”

Acompanhada pelo ex-ministro da Cultura José Alfonso Suárez del Real, Sheinbaum apresentou mapas históricos para reforçar suas críticas. Ela mencionou o antigo território mexicano, que incluía áreas que atualmente fazem parte dos Estados Unidos.

“O fato é que a América Mexicana é reconhecida desde o século 17… Como o nome de toda a parte do norte do continente (americano)”, explicou Suárez del Real, apontando para as áreas no mapa.

Veja:

Sheinbaum também ironizou o desconhecimento histórico de Trump. “Acho que disseram errado ao presidente (eleito) Trump, disseram-lhe que Felipe Calderón ainda é presidente”, disse, referindo-se ao ex-líder mexicano, que governou de 2006 a 2012.

A presidente mencionou ainda a Constituição de Apatzingán, promulgada em 1814, como base para sua sugestão. Embora nunca tenha sido implementado, o documento propunha a criação de um Estado que englobasse México, EUA e Canadá.

Em resposta às acusações de Trump sobre o controle de cartéis no México, Sheinbaum foi categórica: “No México, o povo está no comando.” Apesar das críticas, a presidente afirmou desejar uma relação positiva com os Estados Unidos. “Acho que haverá um bom relacionamento. O presidente Trump tem sua maneira de se comunicar”, afirmou.

O Golfo do México é o maior golfo do mundo, com uma superfície de aproximadamente 1,55 milhão km². Além disso, a região é rica em petróleo.

Trump e suas declarações polêmicas

Na terça-feira (7/1), durante uma coletiva em Mar-a-Lago, na Flórida (EUA), Trump sugeriu mudar o nome do Golfo do México para “Golfo da América” e declarou que o Canadá deveria ser anexado aos Estados Unidos.

“Nós vamos mudar o nome do Golfo do México para ‘Golfo da América’. A gente faz todo o trabalho lá”, disse Trump. “Que nome lindo. E é apropriado”, complementou, sem dar detalhes de como implementaria a mudança.

Trump também sugeriu uma fusão entre os EUA e o Canadá, afirmando que “seria uma segurança financeira muito melhor”. Ele mencionou ainda o Canal do Panamá e a Groenlândia, destacando que não descartaria medidas econômicas ou militares para colocar esses territórios sob controle americano.

Durante a coletiva, Trump voltou a criticar o México pela imigração ilegal e ameaçou impor tarifas aos dois vizinhos continentais dos Estados Unidos, intensificando as tensões na relação com os países da região.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.