Influência e educação: marcas e influencers mais lembrados do setor

O marketing de influência está se tornando cada vez mais nichado, permitindo conexões mais profundas e direcionadas entre marcas e públicos específicos. Com esse foco, a Wake Creators, empresa de tecnologia que atua com marketing de influência baseado em dados, fez uma análise das tendências de comportamento na creator economy.

A pesquisa sobre educação da Wake Creators ouviu 500 criadores de conteúdo cadastrados na plataforma da empresa durante setembro de 2024.

Na pesquisa, 56% dos entrevistados seguem perfis que compartilham dicas de estudo, 52% preferem influenciadores que trazem curiosidades sobre disciplinas, enquanto, 44% optam por conteúdos sobre os cursos e instituições. Esses resultados reforçam quais abordagens promovem um aprendizado mais acessível, com linguagem mais simples e dinâmica, por meio de plataformas como YouTube, Instagram e, mais recentemente, TikTok, despertando o interesse do público.

“Estamos vendo como os influenciadores conseguem traduzir temas complexos em conteúdos acessíveis e interessantes, criando uma conexão autêntica. Essa escolha estratégica potencializa o impacto e fortalece o engajamento, especialmente pensando em marcas que têm como produto o conhecimento e desenvolvimento pessoal, como instituições de ensino, por exemplo”.

Julia Affonseca, diretora de Negócios e Operações da Wake Creators

O estudo da Wake Creators ainda abordou quais são os perfis educativos mais lembrados pelos influenciadores, são eles: Manual do Mundo (2.6M), Débora Aladim (1.4M), Cintia Chagas (6.6M) e Mari Krüger (1.2M). Outros influenciadores citados foram a Nath Finanças (796k) e a Nathalia Arcuri (3.4M), conhecidas por abordar educação financeira de forma clara e relevante.

As marcas de materiais para escritório e escolares são fortemente associadas à educação, o que torna os conteúdos feitos diretamente ligados às principais datas e acontecimentos do setor educacional uma boa pedida para conversar com o público-alvo dessas empresas. Foi o que apontaram os entrevistados que escolheram as marcas mais lembradas em campanhas educacionais: Faber Castell (6%), Estácio (5%), Descomplica (4%), Anhanguera (3%), Bic (3%) e EBAC (3%).

Aprimoramento

Segundo a pesquisa, 98% dos influenciadores fariam algum curso relacionado a sua área profissional. Quanto aos temas de cursos de interesse relacionados ao aprimoramento da criação de conteúdo, os mais mencionados pelos creators foram marketing (11%), marketing digital (6%) e edição de vídeo (3%). Além destes, cursos de fotografia, comunicação, criação de conteúdo, edição, moda, publicidade e propaganda e storytelling foram citados por 2% dos respondentes.

A maior parte dos entrevistados (94%) também afirmou ter vontade de aprender ou aprimorar seus conhecimentos em uma nova língua. Os idiomas que os influenciadores mais citaram são: inglês (54%), espanhol (19%), francês (13%) e italiano (8%).

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