Zelensky pede a Macron e espera que tropas francesas lutem na Ucrânia

Volodymyr Zelensky sinalizou que tropas francesas podem ser enviadas para o território ucraniano, em meio aos esforços para frear a Rússia. A informação foi divulgada pelo presidente da Ucrânia nesta segunda-feira (13/1), após conversa com o mandatário da França, Emmanuel Macron.

Guerra se arrasta

  • Desde fevereiro de 2022, Rússia e Ucrânia estão em guerra no Leste Europeu, com países do Ocidente enviando enormes quantidades de apoio financeiro e militar ao país liderado por Volodymyr Zelensky.
  • A Rússia acusa os aliados da Ucrânia de participarem indiretamente da guerra por meio da assistência enviada à Kiev.
  • Apesar da presença de mercenários internacionais lutando por ambos os lados em conflito, até o momento ainda não houveram registros do envio de militares do Ocidente para a guerra.

“Falei com o presidente da França, Emmanuel Macron. Tivemos uma discussão detalhada sobre a situação no campo de batalha e o progresso das forças ucranianas na operação Kursk”, disse Zelensky em uma publicação no X.

De acordo com o líder ucraniano, os dois concordaram em “trabalhar em estreita colaboração” com outros aliados para desenvolver garantias de segurança. Entre elas, o envio de militares da França para lutar ao lado do Exército da Ucrânia.

“Como uma dessas garantias, discutimos a iniciativa francesa de implantar contingentes militares na Ucrânia. Abordamos etapas prática para sua implementação, potencial expansão e o envolvimento de outras nações nesse esforço”, disse o presidente da Ucrânia.

No início de 2024, Macron já havia ventilado a possibilidade de enviar militares franceses para lutar contra a Rússia.

Apesar da revelação, Zelensky não deu maiores detalhes sobre a chance de tropas estrangeiras se juntarem as fileiras ucranianas.

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.