Invasores do Capitólio perdoados por Trump começam a deixar prisões

Apoiadores do recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que há 4 anos atacaram o Capitólio, sede do Congresso norte-americano, começam a deixar a prisão nesta terça-feira (21/1). Nessa segunda-feira (20/1), Trump emitiu um perdão abrangente aos invasores, cumprindo uma de suas promessas de campanha.

O perdão do presidente republicano a 1,5 mil réus provocou a indignação de legisladores que estavam em perigo no ataque de 6 de janeiro de 2021, quando milhares de apoiadores de Trump invadiram o Capitólio em uma tentativa frustrada de impedir o Congresso de certificar sua derrota em 2020 para Joe Biden. As informações são do The Guardian.

Stewart Rhodes (foto em destaque), ex-líder da milícia Oath Keepers e que teve sua sentença de prisão de 18 anos comutada, foi solto logo no início da madrugada desta terça, em Cumberland, Maryland.

Veja imagens:

Rhodes não entrou no Capitólio dos EUA em 6 de janeiro, mas foi considerado culpado por conspirar para usar a força contra o Congresso para impedir a certificação da eleição.

Ele também foi acusado de ajudar a estocar armas de fogo em um hotel na vizinha Virgínia, que poderiam ser transportadas através do rio até Washington.

Decretos

Como primeira ação como presidente, Trump assinou uma série de memorandos e decretos. O perdão de 1,5 mil americanos envolvidos na invasão do Capitólio, a mudança do nome Golfo do México para Golfo da América e saída dos EUA da Organização Mundial da Saúde (OMS) estão entre as ordens presidenciais.

Algumas medidas que Trump já assinou:

  • Trump determinou a saída do país da Organização Mundial da Saúde (OMS);
  • Presidente norte-Americano também ordenou a mudança do Golfo do México para Golfo da América;
  • Conforme havia prometido, Trump concedeu perdão aos invasores ao Capitólio, fato ocorrido em 6 de janeiro de 2021;
  • Fechar a fronteira para migrantes que buscam asilo e acabar com o asilo e a cidadania por direito de nascença;
  • Trump ordenou que o procurador-geral dos EUA não tome qualquer medida, durante 75 dias, para cumprir a exclusão do TikTok do país.

No site da Casa Branca, estão sendo publicados os memorandos e as ordens executivas de Trump. A primeira ordem executiva diz respeito a revogações de atos de governos anteriores. Trump assinou a revogação de 80 atos ao todo, entre ordens executivas e memorandos. Todas elas são do mandato de Joe Biden.

Perdão total

Trump concedeu perdão aos envolvidos na invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. Por meio de uma proclamação, ele concedeu o perdão nominalmente a 14 pessoas, mas a medida foi extendida a muitas outras pessoas.

“Conceder perdão total, completo e incondicional a todos os outros indivíduos condenados por crimes relacionados a eventos ocorridos no Capitólio dos Estados Unidos ou próximo a ele em 6 de janeiro de 2021”, formalizou o presidente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.