Dengue: Sorocaba confirma primeira morte pela doença em 2025

São Paulo — A Prefeitura de Sorocaba, município no interior de São Paulo, confirmou nesta segunda-feira (20/1) a primeira morte por dengue em 2025. A vítima é uma mulher de 58 anos, que faleceu no dia 9 de janeiro em um hospital público.

Entenda o caso:

  • Uma mulher de 58 anos morreu após contrair dengue, em Sorocaba, no interior de SP;
  • Segundo a Prefeitura, a paciente era hipertensa e diabética;
  • Atualmente, Sorocaba tem 151 casos de dengue confirmados;
  • Entre os casos, 121 são autóctones — quando o caso é contraído pelo enfermo em sua zona de residência;
  • Outros 30 são importados — quando o caso é contraído fora da zona onde se fez o diagnóstico;
  • Além do caso de Sorocaba, o Ministério da Saúde confirmou uma morte por dengue em Birigui, em 16/1.

Vacinação

Ainda nessa segunda (20/1), a vacinação contra a dengue foi retomada em 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba. Crianças e adolescentes entre dez e 14 anos que não receberam a primeira dose da vacina podem procurar as UBSs da cidade.

A vacina, chamada de Qdenga, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. São duas doses, com intervalo de três meses. O imunizante utiliza o vírus vivo atenuado e por isso é contraindicado para gestantes e imunossuprimidos.

Para receber a dose, as crianças e adolescentes devem estar acompanhadas de um responsável, apresentar a carteirinha de vacinação e o CPF e não ter recebido o diagnóstico de dengue nos últimos seis meses.

No dia 16 de janeiro, o Ministério da Saúde confirmou a primeira morte no estado de São Paulo neste ano, registrada em Birigui. O paciente era um homem de 62 anos. No dia anterior (15/1), o governo paulista havia apresentado o Plano de Contingência das Arboviroses Urbanas 2025/2026, que contém novas estratégias e recomendações para o combate à dengue, chikungunya e zika.

O que é a dengue?

A dengue é uma arbovirose, grupo de doenças que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti. As pessoas mais velhas e que possuem doenças crônicas são as que têm maior risco de evoluir para quadros graves.

Os sintomas mais comuns são febre alta (39ºC a 40ºC), dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e atrás dos olhos. Todo indivíduo que apresente dois ou mais sintomas deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.