Polo Norte magnético da Terra está mudando de lugar. Entenda

O Polo Norte magnético, ponto onde o campo magnético da Terra aponta diretamente para baixo, está oficialmente mudando de posição. Ele continua seu deslocamento do Canadá em direção à Sibéria, de acordo com um novo modelo divulgado por cientistas da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA) e do Serviço Geológico Britânico (BGS).

O Modelo Magnético Mundial (WMM) é revisado a cada cinco anos para garantir que sistemas de navegação em aviões, navios e satélites estejam funcionando corretamente. Ele agora inclui um mapa mais preciso e com maior resolução, trazendo detalhes sobre as mudanças no campo magnético da Terra.

A precisão do modelo atualizado é fundamental. Um exemplo dado pelos cientistas mostra que, ao viajar 8,5 mil km entre a África do Sul e o Reino Unido, uma diferença de 150 km no destino final poderia ocorrer se fosse usada versão antiga.

Por que o Polo Norte magnético se move?

Diferente do Polo Norte geográfico, que é fixo no topo do eixo de rotação da Terra, o Polo Norte magnético está em constante movimento por causa das mudanças no núcleo do planeta, composto por ferro e níquel.

2 imagens

O Modelo Magnético Mundial de 2025 (NOAANCEI)

1 de 2

O norte magnético mudou muito ao longo dos séculos. (BGS)

Serviço Geológico Britânico (BGS)

2 de 2

O Modelo Magnético Mundial de 2025 (NOAANCEI)

Serviço Geológico Britânico (BGS)

“O comportamento atual do norte magnético é algo que nunca observamos antes”, afirma William Brown, especialista em campo geomagnético do BGS em comunicado.

Segundo ele, desde os anos 1500, o norte magnético vinha se movendo lentamente ao redor do Canadá. Porém, nas últimas décadas, ele acelerou em direção à Sibéria, chegando a uma velocidade de 50 km por ano, até desacelerar recentemente para cerca de 35 km/ano.

Pesquisadores acreditam que o movimento é impulsionado por dois grandes lóbulos magnéticos localizados no Canadá e Sibéria. As mudanças podem ser tão significativas que, em algumas ocasiões, exigem atualizações fora do ciclo usual de cinco anos do WMM.

Impacto nas navegações e sistemas

A atualização do WMM é crucial para empresas de logística, mapeamento e transporte aéreo. “As principais companhias aéreas atualizarão o software de navegação em suas frotas, e os militares da OTAN precisarão atualizar diversos sistemas de navegação”, explica Brown.

Os sistemas de navegação usados no dia a dia, como GPS em smartphones, já incorporam automaticamente as atualizações do WMM — por isso, usuários comuns não precisam se preocupar.

A história do Polo Norte magnético

O Polo Norte magnético foi descoberto em 1831 por Sir James Clark Ross no norte do Canadá. Desde então, os cientistas têm acompanhado o movimento com tecnologias cada vez mais avançadas, como satélites e medições terrestres.

Com o novo modelo, atualizado em 2025, será possível prever com maior precisão o comportamento do campo magnético da Terra pelos próximos cinco anos, garantindo maior segurança e eficiência para sistemas que dependem dessa informação.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.